Bahia tem mais de 132 toneladas de cabos irregulares retirados de postes
Número é o maior já retirado pela Coelba desde a contabilização das ações de fiscalização de cabos irregulares de telefonia e internet, há cinco anos

Foto: Divulgação
Na Bahia, até setembro, foram retiradas 132,57 toneladas de cabos irregulares retirados de postes, um montante capaz de completar três contêineres de 40 pés, segundo a Neoenergia Coelba um número recorde de remoção das ocupações irregulares das empresas de telefonia e internet.
As ações de combate às ligações irregulares dos provedores acontecem de maneira contínua em todo o estado, sendo intensificada em regiões consideradas mais críticas como Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista. Em campo, as equipes técnicas fazem a remoção dos cabos e das caixas de internet. Esse último é um dos maiores ofensores para as ocorrências de chamas, já que são equipamentos fora dos padrões técnicos, e com equipamentos switch e cabos UTP/STP, que são energizados a partir de um “gato de energia”.
Somente em setembro, aproximadamente 500 caixas de internet clandestinas foram retiras. Neste ano mais de 30 mil postes foram fiscalizados e 23 mil notificações emitidas as empresas de telecomunicações que mantém contrato com a Neoenergia Coelba.
Responsabilidade de manutenção
A manutenção dos fios de telefonia e internet é de responsabilidade das operadoras, que são as proprietárias destes cabos. A atuação da Neoenergia Coelba tem como objetivo a segurança das pessoas e do sistema elétrico, devido aos riscos que essa fiação representa. Existem duas situações em que a distribuidora remove a fiação: uma é quando a empresa atua clandestinamente, lançando os fios sem autorização da distribuidora e sem seguir os padrões técnicos e de segurança exigidos; e a segunda acontece quando a operadora, que possui contrato com a distribuidora, não realiza a manutenção devida, deixando os cabos em situação de risco à população.
Regularização
Para estimular a regularização, a Neoenergia Coelba vem promovendo workshops e iniciativas com as operadoras de telecomunicações. Em Julho, a distribuidora realizou um evento com as empresas de telefonia e internet regulares para explicar a importância da segurança durante a execução dos serviços, reforçando as orientações sobre o tema.
A distribuidora também criou um canal de atendimento direto, pelo e-mail atendimentousomutuo.coelba@neoenergia.com, para que prestadoras que atuam, ainda, de forma irregular, possam se regularizar junto à concessionária.
Confira se a sua operadora de internet atua de maneira regular
O cliente também pode ser um aliado da Neoenergia Coelba no combate às ligações irregulares de internet e telefonia. No site da distribuidora, o cliente pode verificar se a empresa que oferece o serviço de internet para a sua residência está regular. Para acessar, basta seguir os seguintes passos: acesse o site (www.neoenergiacoelba.com.br) > na página principal, selecione “Atendimento > “Compartilhamento de postes” > clique em “Empresas de Telecom Habilitadas”.