• Home/
  • Notícias/
  • Esportes/
  • Bahia vacila no fim, cede empate para o Ceará e segue sem vencer na Copa do Nordeste
Esportes

Bahia vacila no fim, cede empate para o Ceará e segue sem vencer na Copa do Nordeste

Tricolor perde oportunidade de chegar liderança do Grupo A da competição

Por Da Redação
Ás

Bahia vacila no fim, cede empate para o Ceará e segue sem vencer na Copa do Nordeste

Foto: Thiago Gadelha / SVM

O Bahia vacilou no final do jogo e cedeu o empate para o Ceará. O confronto terminou em 2 a 2, na Arena Castelão, na tarde deste sábado (15), em confronto válido pela quarta rodada da Copa do Nordeste. Com resultado, Tricolor sobe para quarta colocação do Grupo A, com cinco pontos, já o Vozão cai para sétimo do Grupo B, com quatro pontos.

Se houve uma equipe que mereceu ir para o intervalo com triunfo, foi o Ceará. Os donos da casa tomaram conta da partida desde os minutos iniciais, com marcação firme desde o meio campo, pressionando o Bahia no campo defensivo, tendo mais posse de bola e propondo o jogo com constantes avanços ao ataque. Com a intensidade, o Vozão foi chegando aos poucos próximo a área tricolor até marcar um gol com a maldosa "lei do ex".

Aos 16 minutos, após troca de passes, Samuel Xavier ajeitou a bola na entra da área para Vinícius, o meia pegou na veia e acertou um chute lindo na gaveta de Anderson, marcando um golaço no Castelão contra o ex-clube. Para delírio dos cearenses presentes nas arquibancadas.

O gol sofrido expôs o jogo ruim que o Bahia fazia. A equipe de Roger mal conseguia chegar ao ataque, tamanha marcação do Ceará no meio campo. Em certos momentos, o time tinha que abusar dos lançamentos e bolas alçadas para frente, com intuito de tentar algo de mais perigoso, mas não teve sucesso. Além da pouca criatividade para articular jogadas, o Esquadrão errava muitos passes, comprometendo o desempenho ao longo do confronto.

Mesmo com desempenho muito abaixo, o Bahia conseguiu chegar ao empate. Após passe forçado de Lucas Fonseca para meio-campo, Clayson dividiu com William Oliveira e o lance acabou se tornando um lançamento em profundidade para Gilberto que invadiu a área e só tocou na saída de Fernando Prass para empatar o confronto na etapa inicial.

Melhor jogador do Bahia na temporada, Élber quase consagrou Juninho Capixaba com o gol da virada. Aos 44 minutos, o atacante disparou em velocidade no contra-ataque, pegou a defesa do Ceará desajustada e deu passe para o lateral, que deu um leve toque por cima para tentar encobri o goleiro, mas Fernando Prass fez defesa providencial, jogando para escanteio e evitando o segundo tricolor na partida.

Na etapa final, o Bahia voltou com uma postura diferente. Mais organizado na defesa e articulando bem as jogadas, o Tricolor conseguiu aos poucos equilibrar o confronto e oferecer perigo ao Ceará, mas apesar de ter dito uma pequena queda de rendimento, o Vozão não era um adversário fácil de ser superado.

Aos 15 minutos, Rafael Sóbis teve a chance de dar vantagem novamente para o Ceará, após belo lançamento de Lima para dentro da área, que pegou a defesa do time baiano desorganizada, mas o atacante demorou para finalizar e Juninho travou a bola, impedindo o chute a gol.

O Bahia mudou as opções ofensivas e teve uma melhora na qualidade técnica do ataque. Com a entrada de Arthur Caíke, o Tricolor ganhou mais um atacante de mobilidade, e quase ele foi o responsável por virar o placar.

Aos 18 minutos, a zaga do Bahia saiu jogando errado, Arthur Caíke recuperou a bola e chutou forte de fora da área para boa defesa de Fernando Prass.

O equilíbrio na partida aos poucos foi se tornando superioridade para o Bahia na partida e foi assim, com posse de bola maior e frequente no ataque, que o Tricolor conseguiu virar a partida.

Aos 26 minutos, Clayson, que não fazia boa partida, fez um lançamento espetacular, de três dedos para Gilberto invadir a área em profundidade, ficar cara cara com Prass, driblar o zagueiro e só tocar para o gol vazio, virando o placar.

O Tricolor teve a chance de matar a partida aos 38 minutos. Saldanha, que entrou bem na partida, deu belo passe para Arthur Caíke, que tocou na saída de Prass, mas fraco e o zagueiro Eduardo Brock salvou o terceiro gol. O Ceará pressionava muito para tentar o empate, a defesa do Bahia estava impecável, mas cometeu erros e foi punido

Aos 45 minutos, Felipe Baixola roubou a bola de Ronaldo avançou para o ataque e de fora da área e chutou, a bola desviou na defesa e saiu raspando a trave de Anderson. De tanto insistir, o Vozão conseguiu igualar o confronto no último lance da partida. 

Quando o relógio marcava 48 minutos, Felipe Baixola cruzou na área, Matheus Gonçalves chutou em cima da defesa, a bola voltou para ele com gol escancarado, chutar forte para empatar e decretar o placar final.

Análise da partida

Se antes começou a partida com uma postura até em certo ponto covarde e apática, o Bahia mudou de postura na segunda etapa, mas mesmo assim cometeu erros que comprometeram o resultado. O Tricolor se ajustou defensivamente e as modificações feitas por Roger surtiram efeito na equipe, que com tranquilidade e bola no pé, colocou a superioridade levantada no pré-jogo em campo, mas sentou em cima de uma vantagem pequena e merecidamente não saiu com triunfo.

Gilberto, o homem do jogo, aos poucos retoma a boa fase. No início da temporada, o atacante aparentava ainda estar com dificuldade para fugir das defesas adversárias, mas as últimas arrancadas para se infiltrar nas defesas adversárias e com melhor posicionamento na área, ele novamente se torna o homem gol que a torcida tanto sentia falta.

Sem dúvida a grata surpresa foi Saldanha. Fazendo apenas a primeira partida no time principal do Bahia, o atacante já aparentou estar entrosado com os companheiro há muito tempo. Controlou bem a bola, ofereceu chances para os companheiros, ajudou na defesa e voltou para procurar jogo no meio-campo. Dor de cabeça para Roger Machado, que ganha mais uma boa opção para o ataque.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.