Bahia vê desempenho cair no returno do Brasileirão
Chances de ir à Libertadores diminuem com rendimento abaixo do esperado
Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia
O torcedor do Bahia estava em êxtase na primeira parte do Brasileirão. Com o time jogando bem e ganhando confrontos importantes, o sonho da Libertadores parecia se tornar cada vez mais real. Entretanto, veio o returno da competição e com isso, as más atuações e queda de rendimento se transformaram em um verdadeiro pesadelo no desejo de conseguir uma vaga na competição sul-americana.
Das nove partidas disputadas pelo tricolor no Campeonato Brasileiro, o time possui um empate, cinco derrotas e conquistou apenas três vitórias, aproveitamento de 37% dos pontos disputados. O mal rendimento põe a equipe de Roger na 13ª colocação no returno. Posição oposta a ocupada na tabela de classificação geral, a qual o Bahia está na nona posição, com 41 pontos, apenas quatro atrás do Corinthians, primeiro dentro do G-6.
Para permanecer com chances de ir à Libertadores, o Esquadrão precisa ter um ótimo desempenho nas dez rodadas que restam para o encerramento da competição nacional. Com isso, o time precisa vencer seis jogos para alcançar a pontuação necessária para terminar ao menos no sexto lugar. Essa suposição é cogitada se for comparado a pontuação do Atlético-MG, na edição do Brasileirão do ano passado. Na ocasião, o Galo somou 59 pontos e herdou a última vaga para a competição sul-americana.
O que talvez pode ser uma pedra no sapato nos planos do tricolor é que seis destes confrontos serão disputados fora de casa. Nas últimas 10 rodadas, o Bahia irá encarar três adversários que ocupam as primeiras posições na tabela de classificação, outros quatro que brigam contra a queda para Série B e três que estão no meio de tabela e lutam para conquistar uma vaga na Copa Sul-Americana.
Se quiser continuar com a possibilidade de disputar uma eventual Libertadores, o time de Roger terá que voltar a ter o desempenho que consolidou como uma equipe forte, principalmente pelo bom desempenho jogando em casa. Dentro de Salvador, o time disputou 15 partidas, conquistou sete triunfos, empatou quatro e perdeu quatro. Após revés para o Internacional, pela 28ª rodada da Série A, o Bahia viu a probabilidade de ir a competição sul-americana diminuir para 17%. A situação já é preocupante. Na próxima quinta-feira (31), o Esquadrão visita o Santos, na Vila Belmiro, e vencer passou a se tornar obrigação.