Esportes

Bahia vence Fortaleza e sobe para primeira parte da tabela no Brasileirão

Triunfo faz Tricolor abrir cinco pontos de vantagem para zona de rebaixamento

Por Da Redação
Ás

Bahia vence Fortaleza e sobe para primeira parte da tabela no Brasileirão

Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia

O Bahia bateu o Fortaleza por 2 a 1, em duelo disputado na noite desta quarta-feira (11), na Arena Fonte Nova, em Salvador, válido pela 18ª rodada do Brasileirão. Com resultado, Tricolor sobe para 9ª colocação, agora com 25 pontos somados, e abre cinco pontos da zona de rebaixamento, enquanto o time cearense cai para 12º lugar, com 24 pontos.

A primeira etapa envolveu muita marcação e um jogo truncado. Os dois times tiveram dificuldade para trabalhar jogadas e subir com certa liberdade ao ataque diante da marcação intensa que cada um fazia ao longo da partida. As chances de gol, inclusive, foram bastante escassas.

Em uma das únicas chegadas à gol, o Bahia tratou logo de ser preciso na finalização. Aos 23 minutos, Juninho Capixaba cruzou na área, Juninho se antecipou ao goleiro Felipe Alves e desviou para o fundo das redes do time cearense. Abrindo o placar na Arena Fonte Nova.

O gol foi o que de melhor aconteceu na partida. O decorrer do confronto seguiu bastante truncado e sem maiores emoções. O Bahia aparentou estar contente com resultado de momento e o Fortaleza pouco se esforçava para tentar buscar a igualdade do placar.

No retorno do intervalo, o Fortaleza tratou de já ameaçar cedo a meta de Douglas. Aos quatro minutos, após cobrança de falta rápida, Romarinho avançou em velocidade e, de fora da área, finalizou a direita do gol de Douglas.

O Tricolor baiano não demorou muito para responder. Aos oito minutos, após pegar a zaga do Fortaleza dessarumada, o Bahia iniciou o contra-ataque em velocidade e Fessin deu belo passe para Élber, que finalizou cruzado e o goleiro Felipe Alves precisou fazer uma bela defesa para evitar o segundo.

Aos 14 minutos, Élber testou novamente Felipe Alves em finalização colocada, mas que o goleiro novamente conseguiu defender.

O Fortaleza não estava relaxado no jogo e conseguiu chegar com perigo aos 18 minutos, quando Gabriel Dias cruzou da lateral e David desviou, mas a bola saiu para fora, porém, foi desviada na zaga e foi marcado o escanteio.

O lance parecia ser um presságio do que estava por vir para o Bahia.

Aos 19 minutos, após cobrança de escanteio afastada pelo Bahia, Osvaldo ficou com a posse para o Fortaleza e cruzou para área, Bergson subiu mais alto que os zagueiros do Tricolor baiano e testou para o fundo das redes de Douglas.

Apesar de conseguir chegar a igualdade no placar, o Fortaleza teve muito pouco tempo para conseguir comemorar o empate.

Aos 22 minutos, após disputa de bola na área, o zagueiro Felipe derrubou Gilberto, e com isso, o árbitro assinalou o pênalti. O próprio camisa nove foi para a cobrança e deslocou o goleiro Felipe Alves.

O gol deu confiança para o Tricolor baiano ir em busca do terceiro. Quase aconteceu aos 30 minutos, quando Fessin teve boa oportunidade de cara com o gol e finalizou rasteiro, mas o goleiro Felipe Alves, com o pé, conseguiu defender.

Aos 40 minutos, Wellington Paulista tentou ameaçar o gol de Douglas com uma cabeçada, mas a bola saiu sem perigo pela linha de fundo.

A próxima partida do Bahia será diante do Coritiba, na próxima segunda-feira (16), no estádio Couto Pereira. Já o Fortaleza joga no sábado (14), às 19h, contra o São Paulo, na Arena Castelão.

Análise do Bahia na partida

Dentro da proposta de jogo de jogar no contra-ataque, o Bahia foi bastante eficiente. O Tricolor foi pobre no quesito de criação de jogadas, mas em compensação soube aproveitar bem os espaços deixados pela zaga do Fortaleza. As oportunidades criadas pelo time da casa refletiram a recomposição defensiva eficiente quando perdia a bola e as subidas ao ataque em velocidade quando tinha a posse.

Importante destacar a mudança de postura do Tricolor. Após uma primeira etapa bem aquém, com um futebol fraco e muito contido na marcação do Fortaleza, o time subiu de produção na etapa final, e isso foi essencial para que o triunfo chegasse. Claro que a falta de intensidade dos visitantes contribuiu para o estilo de jogo do Bahia, mas não foi o diferencial. 

Triunfo importante para o Tricolor desafogar um pouco dos times da parte de baixo da tabela de classificação, mas será preciso manter a regularidade caso queira sonhar com algo maior na competição. O time ainda tem falhas importantes a serem corrigidas, principalmente defensivas, mas isso pode ser um processo de evolução a ser trabalhada por Mano Menezes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.