Bahia vence prêmio de melhor cacau especial do País
A produtora Cláudia Sá, de Itabuna (BA), ficou com o pódio na categoria varietal
Foto: Reprodução
O Concurso Nacional de Qualidade do Cacau Especial do Brasil, premiou, pela primeira vez, em sua terceira edição, a Bahia como o maior estado produtor de cacau do País.
A premiação, que é realizada pelo Centro de Inovação do Cacau (CIC) e pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), teve, neste ano, 94 inscritos no concurso, o que mostra maior empenho de cacauicultores na melhora do cultivo e do beneficiamento do fruto.
O diretor científico do CIC, Cristiano Villela, analisou positivamente a grande adesão e incentivou outros produtores para os próximos anos. “Gostaríamos de ver todas as regiões produtoras engajadas nesse processo de transformação e valorização da cadeia produtiva do cacau .” O Brasil, é o sexto maior produtor de cacau do mundo, e também possui cultivo nos Estados de Amazonas, Mato Grosso e Roraima.
Neste ano, os vencedores foram: Robson Brogni, de Medicilândia (PA), que ficou com o primeiro lugar na categoria blend. E Cláudia Sá, de Itabuna (BA), que ficou com o pódio na categoria varietal. Essa foi a primeira vez que a Bahia ficou em primeiro lugar.
“Esse prêmio é uma alegria enorme para mim e para a equipe toda. Quem está de fora não tem ideia de como isso repercute no campo. Todo mundo comemora ”, afirma Cláudia, que também fala sobre a visibilidade que o prêmio traz para o mercado, já que os premiados são os mais procurados por clientes.