Baiana de 105 anos diz que receita do envelhecimento saudável é simples e dá dicas de longevidade
Segundo "Vó Pifá" o segredo está em acordar cedo, comer de tudo, tomar sol pela manhã e beber muita água
Foto: Arquivo Pessoal
Epifânia Maria de Jesus Mendes, uma idosa de 105 anos, conhecida como "Vó Pifa", é uma das moradoras mais antigas do Distrito Federal. Em entrevista ao Metrópoles, a senhora, que é cantora, poetisa e piadista, contou que "é da multidão" e faz questão de aproveitar sempre a vida, mas com muita saúde.
De acordo com Epifânia, a receita do envelhecimento saudável é simples. Segundo ela é só acordar cedo, comer de tudo, tomar sol pela manhã e beber muita água para alcançar o resultado de sucesso.
“Meu conselho é se organizar e ter horário para tudo. Também faz parte saber o que comer, e eu como de tudo, nada me faz mal. Sou uma felizarda”, pontuou.
"Vó Pifa", que é natural da Bahia, nasceu em 1917, e relatou que na comemoração do seu último aniversário, no dia 7 de abril, fez sua quarta tatuagem para comemorar a data. A idosa ainda contou que se mudou para Brasília para ajudar na construção do local e que quer entrar para o livro de recordes como a pessoa mais idosa a ter feito uma tatuagem.
“Eu como de tudo, brinco, curto a vida. A vida é digna de ser vivida, e eu sou um felizarda de ter toda essa idade com saúde”, disse a centenária.