• Home/
  • Notícias/
  • Esportes/
  • Baianos em Paris: Saiba quem são e quando estreiam os atletas do estado nas Olimpíadas
Esportes

Baianos em Paris: Saiba quem são e quando estreiam os atletas do estado nas Olimpíadas

Bahia terá 15 representantes nos Jogos Olímpicos de Paris, que começam na próxima sexta-feira (26)

Por Carlos Eduardo Ferreira
Ás

Atualizado
Baianos em Paris: Saiba quem são e quando estreiam os atletas do estado nas Olimpíadas

Foto: Prefeitura de Paris

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 começam oficialmente na próxima sexta-feira (26), com a cerimônia de abertura no Rio Sena. Ao longo de 16 dias de competições, 10.500 atletas competirão em 48 modalidades buscando a glória olímpica. 

A delegação brasileira contará com 277 representantes. Destes, 15 são da Bahia, celeiro de talentos esportivos e estado de origem de quatro medalhistas nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021. 

Esse desempenho faria da Bahia, se fosse um país, o quinto colocado no quadro de medalhas entre as nações das Américas, e o 21° primeiro considerando todo o mundo. 

Em Paris, os baianos competirão em seis modalidades: boxe, canoagem, ciclismo, futebol, maratonas aquáticas e natação. Com nomes experientes e que se destacaram ao longo do ciclo, a expectativa é que o desempenho de Tóquio seja repetido em Paris, e a Bahia continue sendo uma potência Olímpica. 

Confira quem são e quando estreiam os atletas baianos nas Olimpíadas de Paris: 

Boxe

  • Bárbara Santos 

Natural de Salvador, Bynha, como é conhecida, vai para sua segunda olimpíada. Ao longo do ciclo, ela conquistou o Sul-Americano, a medalha de ouro no Pan de Santiago, em 2023, além de um bronze no mundial deste ano. 

Bárbara competirá na categoria 66kg, e ainda não tem adversária definida. A fase preliminar de sua categoria começa no próximo domingo (28). 

Foto: Gaspar Nobrega/COB

  • Beatriz Ferreira 

Medalhista de prata em Tóquio, Bia Ferreira chega a essa edição dos jogos como favorita ao ouro. Com grande desempenho no ciclo, a soteropolitana conquistou o ouro no Pan-Americano e o título mundial. 

A categoria de 60kg, na qual Bia buscará medalha, terá sua fase preliminar iniciando no próximo sábado (27). 

Foto: Redes Sociais 

  • Keno Marley

Natural de Conceição do Almeida, Keno Marley, apesar de ter apenas 23 anos, vai a Paris com uma vasta experiência. Quinto colocado nos últimos jogos, ele acumula em seu currículo duas medalhas de prata em Pan-Americanos, um vice-campeonato mundial e um ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude. 

Mais experiente e em outra categoria - saiu da até 81kg para até 92kg - Keno sonha com a glória olímpica. A fase preliminar do 92kg se inicia no domingo (28).

Foto: Wander Roberto 

  • Wanderley Pereira 

Prata no mundial de boxe de 2023, Wanderley também vai em busca da sua primeira medalha olímpica. Natural de Conceição do Almeida, "Holyfield" estará nos ringues competindo nos 80kg. 

A disputa nesta categoria será iniciado no sábado (27).

Foto: Divulgação/Time Brasil 

  • Tatiana Chagas

Medalhista de prata no Pan de Santiago e campeã Sul-Americana, a soteropolitana Tatiana Chagas é mais uma com a missão de dar sequência ao legado de grandes boxeadoras baianas como Adriano Araújo, medalhista de bronze em Londres 2012 e da própria companheira de time, Bia Ferreira. 

Sua categoria é os 54kg, que começara também no sábado (27). 

Foto: Miriam Jeske/COB

Canoagem 

  • Isaquias Queiroz 

Isaquias Queiroz já pode ser considerado um dos maiores atletas da história do esporte nacional. Dono de 13 medalhas em mundiais e 4 em Olimpíadas, Isaquias, que é natural de Ubaitaba, pode se tornar o brasileiro que mais vezes subiu no pódio na história dos jogos. 

Para isso, ele precisa conquistar medalhas nas duas categorias que vai disputar, o C2 500m (onde formará dupla com Jacky Goodman ) e o C1 1000 (prova individual). A primeira será disputada no dia 6 de agosto, e a segunda no dia 7.

Foto: Gaspar Nobrega/COB

  • Valdenice Conceição

Natural de Itacaré, Valdenice Conceição já chega em Paris como uma representante histórica. Ela é a primeira mulher brasileira a disputar uma prova de canoagem de velocidade olímpica.

Na briga no C1 200m, Valdenice estreia dia 10 de agosto. 

Foto: Divulgação

  • Jacky Godmann

Indo para sua segunda Olimpíadas, Jacky Goodman, que também nasceu em Itacaré, vai em busca de sua primeira medalha. Pela segunda edição seguida, ele vai competir nas categorias C2 500m (onde formará dupla com Isaquias Queiroz) e C1 1000m (prova individual). A primeira será disputada no dia 6 de agosto, e a segunda no dia 7.


Foto: Jonne Roriz/COB

  • Matheus Nunes 

Matheus Nunes, de 18 anos, faz sua estreia em Paris. Conterrâneo de Valdenice e Jacky, ele é o brasileiro mais jovem na modalidade em uma Olimpíada. 

Ele também vai disputar o C1 1000m, que será disputada no dia 7 de agosto. 

Foto: Jonne Roriz/COB

Maratona Aquática

  • Ana Marcela Cunha

Ana Marcela Cunha vai em busca do bicampeonato olímpico depois do ouro conquistado em Tóquio. Em 2024, a soteropolitana conquistou o bronze no Mundial de Esportes Aquáticos, foi campeã do Rainha do Mar, e chega como favorita para medalha. 

A disputa da maratona será no dia 8 de agosto, no Rio Sena. 

Foto: Wander Roberto/COB

Natação 

  • Guilherme Caribé

Com 21 anos, Guilherme Caribé é conhecido como o “novo Cielo” e chega para a sua primeira olimpíada com grandes conquistas. Além de três medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos, ele bateu o recorde de César Cielo nos 100m livres, na final da NCAA, maior campeonato universitário dos Estados Unidos.

Caribé, que é natural de Salvador, estará nas provas de 100m e 50m livres. A primeira será disputada no dia 30 de julho e a segunda no dia 1° de agosto. 

Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

  • Breno Correia

Também soteropolitano, Bruno Correia vai para sua segunda Olimpíadas. Ele será o representante do Time Brasil no revezamento 4x100m livre.

A prova será disputada no sábado (27), segundo dia de jogos. 

Foto: Redes sociais 

Ciclismo 

  • Paola Reis Santos

Campeã Pan-Ameircana da categoria, a soteropolitana Paôla Reis Santos vai competir no Ciclismo BMX. Ela também já conquistou uma prata no Pan de Lima, em 2019. 

Ele vai em busca da medalha no dia 1° de agosto. 

Foto: Wander Roberto 

  • Ulan Galinksi

Ulan Galinks será o representante brasileiro no mountain bike. O baiano, natural do Vale do Capão, chega confiante em Paris depois do 19º lugar numa prova short track de Copas do Mundo, no dia 22 de julho. Esse foi o melhor resultado da sua carreira. 

O mountain bike muscalino será disputado no dia 29 de julho.

Foto: Redes Sociais 

Futebol 

Rafaelle 

Zagueira da Seleção Brasileira, Rafaelle é uma das jogadoras mais experientes do time e vai em busca da primeira medalha de ouro do Brasil nos jogos. Natural de Cipó, Rafaelle tem duas Copa América e uma medalha de ouro no Pan com a amarelinha. 

O Brasil estreia na próxima quinta (25), um dia antes da abertura, contra a Nigéria. 

Foto: Thais Magalhães/CBF 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário