Bailarina formada no Bolshoi lança espetáculo de videodança
Gabriela Moriondo é acompanhada por Maicom Souza em coreografia da artista eslovaca Eva Urbanová
Foto: Divulgação
Com mais de duas décadas de experiência, a bailarina brasileira Gabriela Moriondo lança a videodança “SYNC”. Junto do bailarino Maicom Souza, a dupla foi coreografada pela eslovaca Eva Urbanová, dentro do projeto de residência “Intercâmbio Virtual”, fruto da Lei Aldir Blanc, da Secult do Espírito Santo. Numa obra híbrida, multilinguagem, SYNC é a convergência da dança, do cinema e da música, em uma construção coletiva que é fruto da reunião por meio da arte. A persistência da arte em épocas insalubres.
Durante a residência com a bailarina e coreógrafa Eva Urbanová, a partir de estudos de intenções de movimento e de improvisação surgiu a dança, que sincroniza experiências a partir da dança contemporânea. No processo de montagem, a eslovaca propôs a enunciação do que é latente nos dançarinos, que representassem pelo movimento as essências de seu ser, o que os move.
“Trabalhamos a partir de estímulos como a palavra, a vibração, o volume, a intenção de cada movimento, buscando potência e detalhamento. A coreografia de SYNC, a videodança, veio surgindo naturalmente desta constante criação e transformação de movimento. Até que, em certo momento, começamos a pensar no que acontecia com os nossos movimentos a partir da presença e da observação do outro.”, conta Gabriela Moriondo.
Durante a pesquisa para o projeto “Intercâmbio Virtual: pesquisa e criação em videodança”, a diretora de cinema Daiana Rocha esteve presente nos ensaios, e começou a pensar na presença da câmera, na expressão da imagem e da iluminação. E do mesmo jeito aconteceu com Eriberto de Carvalho, responsável pela trilha sonora original, que a partir dos sons que emocionam os bailarinos, criou a música responsável pela camada extra de sensibilidade na videodança. Quem também imprimiu sua personalidade foi Léia Rodrigues, na iluminação, que ao utilizar o lilás como base, conseguiu valorizar os movimentos em SYNC.
Este é justamente o diferencial de SYNC: a reunião de artistas de diferentes locais e linguagens, durante uma pandemia em Vitória (ES). A coreografia nasceu de um projeto de pesquisa, que também se tornará artigo acadêmico, além de um bate-papo com toda a equipe que participou do projeto.
“A troca de experiências com a Eva e com o Maicom foi muito significativa para a dança que eu pesquiso. Me sinto alimentada, inspirada, potente. Além disso, para mim, que busco a videodança como campo de criação, aprendi muito com a Daiana Rocha e o Alexander Buck na ilha de edição, coreografando uma nova dança com eles e pensando nessa expansão da coreografia através do vídeo. E sou grata pela oportunidade que a Secretaria de Cultura do Espírito Santo me deu com esse apoio e essa possibilidade de fazer a manutenção do meu trabalho e da minha pesquisa durante a pandemia.”, avalia Gabriela Moriondo.
O projeto traz no elenco os bailarinos Gabriela Moriondo e Maicom Souza, com coreografia idealizada por Eva Urbanová, e produção de Maicom Souza. A direção de filmagem foi de Daiana Rocha, com Alexander S. Buck como cinegrafista, ambos trabalharam também na edição do Intercâmbio Virtual. A correção de cor foi realizada por Alexander S. Buck, com iluminação de Léia Rodrigues. O design gráfico é de Luís Felipe Roriz Stein, com foto still de Bernardo Firme. A trilha sonora original é de Eriberto de Carvalho, com produção executiva de Gabriela Moriondo. A residência aconteceu no Reverence Studio de Dança, em Vitória (ES).
O Intercâmbio Virtual é uma realização da Bule Estúdio Criativo, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. O espetáculo Intercâmbio Virtual é um projeto aprovado no Edital de Seleção de Projetos e Concessão de Prêmios Artes Integradas. Edital de Seleção de Projetos Lei Aldir Blanc 2020.