Ballet Rosana Abubakir anuncia que vai fecha as portas após 40 anos
Decisão já vinha sendo pensada, mas cenário de incerteza causado pela pandemia contribuiu para a decisão
Foto: Divulgação
Após 40 anos de funcionamento, a escola de Ballet Rosa Abubakir vai fechar as portas por causa das incertezas causadas pela pandemia da covid-19. A informação foi confirmada pela sócia do ballet, Rosana. “Nesse momento tão incerto para todos, seria um grande risco e desafio, que não estou mais disposta a encarar nessa etapa da minha vida. Seria expor nossas(os) alunas(os) a um risco iminente por conta da pandemia, e também porque a dança não pode ser limitada! A dança é intensa, é a maior expressão do corpo, da alma e da mente. É liberdade!”.
Segundo ela, a decisão vinha sendo adiada pensando no futuro dos alunos. “Eu não queria interromper os sonhos dos alunos e alunas e nem de suas famílias. Desde menina, tinha o sonho de dançar e de expandir esse sonho para outras pessoas. Sempre gostei muito de dançar e, fui muito incentivada por minha irmã Marília que também dançava, e foi quem me criou desde cedo, ainda criança, quando perdi meus pais.”
Rosana estudou dança na Inglaterra, e quando voltou decidiu abrir sua própria escola. Primeiro chamada de Ebarte – Escola Bahiana e Ballet e Arte, que funcionou por três anos no Jardim dos Namorados, na Pituba. Diante da demanda, Rosana tomou coragem para construir uma escola de balé com todos os requisitos básicos para a prática da dança.
Ao longo de quase 40 anos, Rosana se firmou no cenário artístico e cultural da Bahia, com um calendário extenso com diversas apresentações, como Festivais Anuais, com temas e histórias criados pela própria Rosana, além dos balés de repertório, exclusivamente para suas alunas.