• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Banco Central divulga dados de fluxo cambial inconsistentes e causa preocupação no mercado
Brasil

Banco Central divulga dados de fluxo cambial inconsistentes e causa preocupação no mercado

Erro é o segundo do tipo em 2023 e gera questionamentos sobre a qualidade das informações do BC

Por Da Redação
Ás

Banco Central divulga dados de fluxo cambial inconsistentes e causa preocupação no mercado

Foto: BC

O Banco Central (BC) divulgou dados de fluxo cambial na tarde de ontem (10), que causaram preocupação no mercado. Os valores diários de abril e o total do mês apresentaram inconsistências, levando a instituição a informar erroneamente um fluxo negativo de 200 milhões de reais. O mês passado, na verdade, registrou um fluxo positivo de 844 milhões de reais, incluindo investimentos estrangeiros diretos e em carteira, remessas de lucro e pagamento de juros.

O BC classificou o erro como "inconsistência" e afirmou que os valores diários estão corretos. A linha com o valor do mês fechado de abril foi corrigida e a tabela, republicada. Segundo a instituição, não houve inconsistência na publicação dos valores referentes a maio, nem nas séries temporais.

No entanto, este não foi o primeiro erro do BC. No início do ano, a instituição revisou o resultado das operações cambiais em 2022, que passou de uma entrada líquida de 9,574 bilhões de dólares para uma saída de 3,233 bilhões de dólares. Na época, o economista e consultor Alexandre Schwartsman, ex-diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central, classificou o erro como "feio para caramba".

Divulgado toda quarta-feira, o dado registrou fluxo cambial total negativo de 200 milhões de dólares em maio até o dia 5, com saídas líquidas de 1,217 bilhão de dólares. O mercado segue atento às próximas divulgações do BC, com a expectativa de que a instituição possa evitar novos erros em seus dados de fluxo cambial.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário