Banco Central divulga nesta quarta-feira (4) nova alta na taxa de juros do Brasil
Especialistas acreditam em uma alta entre 0,75 e 1 ponto percentual

Foto: Reprodução/Agência Brasil
A taxa básica de juros, a Selic, deve subir entre 0,75 e 1 ponto percentual nesta quarta-feira (4) quando o Copom (Comitê de Políticas Monetárias), do BC (Banco Central), finaliza a reunião que analisa o sistema monetário do país, por volta das 18h30.
Os especialistas preveem que haja elevação da Selic. Porém, existe a dúvida em torno de qual será o aumento. A maioria acredita em uma alta entre 0,75 e 1 ponto percentual.
Caso seja confirmada, a elevação desta quarta-feira será a quarta consecutiva na nova política de elevações da Selic. Se a nova taxa básica chegar aos 5,25% ao ano, atingirá o maior patamar desde o fim de 2019.
O diretor executivo da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) Miguel José Ribeiro de Oliveira, aposta em uma alta de 0,75 ponto percentual, mas não descarta a possibilidade de a elevação chegar a 1 ponto percentual.
"Particularmente eu aposto que a Selic chegue a 5% neste reunião do Copom, se seguirmos a política que o BC vem fazendo nos últimos tempos, mas não seria surpresa se o anúncio fosse de 5,25%", diz o economista.