Economia

Banco Central Europeu eleva juros para maior nível em 22 anos

Alta foi de 0,25 ponto percentual (p.p.), para 3,5% ao ano

Por Da Redação
Ás

Banco Central Europeu eleva juros para maior nível em 22 anos

Foto: Pixabay

O Banco Central Europeu (BCE) elevou sua principal taxa de juros pela oitava vez consecutiva nesta quinta-feira (15). O aumento foi de 0,25 ponto percentual (p.p.), para 3,5%, o nível mais alto desde 2001, ou seja, há 22 anos. 

A taxa de juros são as tarifas que os bancos pagam para deixar dinheiro com segurança no banco central. "As taxas de juros serão levadas para níveis suficientemente restritivos para alcançar o retorno da inflação à meta de 2% no médio prazo, e elas serão mantidas nesses níveis pelo tempo que for necessário", disse a presidente do BCE, Christine Lagarde, em entrevista à imprensa local após a decisão.

O Banco Central Europeu dos 20 países que compartilham o euro afirmou ainda que prevê uma inflação acima da meta de 2% até 2025 e sugeriu de novo mais altas nos próximos meses.

Lagarde informou que os aumentos salariais e a elevação de preços pelas empresas para melhorar seus lucros estão se tornando um importante motor da inflação. "A inflação tem diminuído, mas está projetada em nível muito alto, por tempo demais", disse ela.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário