Banco Central informa exposição de dados de 644 chaves Pix da Caixa Econômica
Sigilo financeiro dos clientes, no entanto, não foi comprometido
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
O Banco Central (BC) divulgou na sexta-feira (8) que 644 chaves Pix de clientes da Caixa Econômica Federal tiveram dados cadastrais expostos entre os dias 24 e 25 de setembro. Esse é o 16º incidente desde o lançamento do Pix, em novembro de 2020, e resultou na exposição de informações como nome, CPF, instituição bancária, dados da conta e chave Pix. Dados sigilosos, como senhas, saldos e extratos não foram comprometidos e permanecem protegidos.
Em resposta, a Caixa Econômica Federal informou que o problema foi corrigido rapidamente e que os clientes afetados foram notificados. O Banco Central esclareceu que o incidente não impacta a movimentação financeira dos usuários, mas que o caso está sob investigação e poderá resultar em sanções à instituição, como multas ou até sua exclusão do sistema Pix, dependendo da gravidade.
O governador do Banco Central, Roberto Campos Neto, reforçou o compromisso com a transparência e a segurança ao comunicar o incidente, que teve um impacto considerado baixo. O BC orientou os clientes a ignorarem qualquer mensagem sobre o episódio fora dos canais oficiais da Caixa, como telefone, SMS e e-mails.