Economia

Banco Central informa sobre vazamentos de dados de chaves PIX

Ao todo, 2.112 clientes sofreram com dados vazados

Por Da Redação
Ás

Banco Central informa sobre vazamentos de dados de chaves PIX

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Segundo informações do Banco Central (BC), divulgadas nesta quinta-feira (03), um total de 2.112 clientes da Logbank Soluções em Pagamentos tiveram dados das chaves Pix vazadas. O vazamento de dados é o terceiro desde o lançamento do sistema instantâneo de pagamentos, em novembro de 2020.

O BC explica que o vazamento ocorreu em dados cadastrais, mas que não afetam a movimentação de dinheiro. Já os dados protegidos pelo sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos não foram expostos.

O vazamento ocorreu nos dias 24 e 25 de janeiro, expondo dados como o nome do usuário, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), instituição de relacionamento e número da conta. Segundo o BC, as pessoas que tiveram informações expostas receberão avisos, mas ainda não foi informado como serão feitas as notificações. Além disso, a Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) também foi avisada.

A exposição de dados não significa também que todas as informações tenham vazado, mas estas ficaram visíveis para terceiros durante algum tempo, podendo ser capturadas. O caso será investigado e o BC afirma que sanções poderão ser aplicadas, como multa, suspensão ou até a exclusão da Logbank do sistema do Pix.

Até o momento, a Logbank não se pronunciou sobre o assunto.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário