• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Banco de Sangue de Salvador registra déficit de 35% do índice ideal
Bahia

Banco de Sangue de Salvador registra déficit de 35% do índice ideal

Queda nas doações se acentua nos últimos dias e chega a estado crítico

Por Da Redação
Ás

Banco de Sangue de Salvador registra déficit de 35% do índice ideal

Foto: Reprodução

O Banco de Sangue de Salvador está com estoques sanguíneos abaixo da metade. A queda é de 35%. Um dos motivos que pode estar ocasionando a falta de doadores são os dias de inverno, com as fortes chuvas  e consequentemente as doenças respiratórias, típicas desse período do ano, que tornam as pessoas inaptas a doarem sangue. 

A baixa tende a se acentuar nos próximos dias, informa o Banco, caso não haja uma mobilização grande de doadores.

De acordo com Érica de Souza, captadora do Banco de Sangue de Salvador, são necessárias 80 doações diárias para atender com equilíbrio às demandas dos pacientes internados nos hospitais em tratamentos clínicos. Mas essa meta não está sendo alçada nos últimos dias.

"Ao passo que enfrentamos essa baixa em nossos estoques, o número de atendimentos aumentou consideravelmente em razão da retomada da vida social, do retorno de cirurgias eletivas, além dos pacientes que prosseguem em tratamentos de Covid, anemias, câncer, dentre outros procedimentos". 

A instituição atende a seis hospitais privados de Salvador. Para ajudar na campanha de mobilização emergencial de doação de sangue, a unidade disponibiliza transporte gratuito aos doadores. São oferecidos táxis para uma a quatro pessoas e vans para grupos de 12. Para solicitar o transporte, o doador deve entrar em contato pelo telefone (71) 99718-8708.

Para atender ao público que for doar, a Unidade São Rafael ampliou o horário de atendimento das 7h às 18h, inclusive aos domingos. O endereço é Avenida São Rafael, 2152.

Na Unidade Aliança, o atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 8h às 13h, na Av. Juracy Magalhães Júnior, 2096.

Pode doar sangue quem estiver com um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação; tiver idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação); estar em boas condições de saúde; pesar no mínimo 50 kg; não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas; se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada); não ter diabetes em uso de insulina. 

Também é necessário que esteja alimentado. Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, deve aguardar 6 meses. 

Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 7 dias após cessarem os sintomas para realizar doação de sangue. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário