Economia

Banco Econômico realiza pagamento de credores

Confira a lista completa dos contemplados

Ás

Banco Econômico realiza pagamento de credores

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O liquidante do Banco Econômico, Natalício Pegorini, em liquidação extrajudicial, publicou um aviso geral aos credores habilitados comunicando ter recebido proposta da IEP (Itapiracem Empreendimentos e Participações S/A). Segundo a oferta de compra dos créditos, não se incluem entre os destinatários da proposta os credores preferenciais e os que estejam listados em simples reserva ou provisão contábil. 

Ainda de acordo com o documento que o Farol da Bahia teve acesso, o pagamento proposto será efetuado de forma integral aos credores que se habilitarem ao recebimento, dentro do prazo de trinta dias estabelecido na proposta, que começou a contar no dia 27 de janeiro. 

Segundo o aviso, os credores não abrangidos pela proposta, permanecerão com sua situação e posição perante a massa liquidando do Banco Econômica S.A. 

A apresentação da proposta foi acompanhada da publicação do Balanço Patrimonial do Banco Econômico, com um patrimônio líquido negativo de $1.300.000,00, além do Quadro Geral de Credores com os valores de cada crédito atualizado, segundo a TR. 

A proposta alcança o pagamento de pouco mais de 1100 credores. O montante chega a R$ 99 milhões de reais a serem desembolsados pela IEP, pouco em relação ao montante global dos créditos, que atinge o total de R$ 14.3 bilhões. 

A Itapiracem é a maior acionista do Banco Econômico, cujo dono é o ex-banqueiro Ângelo Calmon de Sá. 

Fontes do Farol da Bahia informaram ainda que o movimento feito por Ângelo Calmon de Sá está inserido em solução já aprovada perante o Banco Central, envolvendo a extinção da liquidação e a transferência do controle do Banco para o Grupo BTG Pactual, com eventual uso dos valores a serem pagos pela Itapiracem para diluir a participação dos demais acionistas quando da transferência do controle acionário. 

A expectativa agora é sobre qual será a solução adotada para resolver o débito com o Banco Central e os demais credores não incluídos na proposta.

Leia aqui o documento original.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.