Banco Inter reduz expectativa de inflação e projeta índice em 4,6% em 2023
Banco também diminuiu a estimativa para o IPCA de 2024, que passou de 4% para 3,9%
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
O banco Inter divulgou na sexta-feira (14) que reduziu a expectativa da inflação do Brasil em 2023, de 4,75% para 4,6%. Segundo o relatório, a revisão foi motivada por uma queda "mais generalizada" da inflação de bens comercializáveis, o que pode resultar em menor variação do índice no segundo semestre.
A instituição financeira também diminuiu levemente a expectativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2024, de 4% para 3,9%. Além disso, o banco também revisou para baixo a taxa de juros para o ano que vem: a projeção passou de 9,5% para 9%.
“A inflação de serviços, que voltou a subir pontualmente em junho, deve continuar em tendência de queda mais lenta até 2024”, diz o relatório assinado pela economista-chefe da instituição, Rafaela Vitória.
Para 2023, a expectativa é de juros na cada de 12% ao fim deste ano. “A queda mais acelerada da inflação, juntamente com a revisão das expectativas, deve abrir espaço para o Copom iniciar o corte de juros a partir de agosto. Com divergência de visão no colegiado, acreditamos que o Copom deve iniciar o ciclo com parcimônia e o primeiro corte deve ser de 25 p.p.”, avalia o relatório.
A projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) foi mantida em 2% para 2023, e 1,5% em 2024.