Bancos já podem oferecer novo cartão de benefício consignado do INSS
Modalidade é disponibilizada a quem tem aposentadoria ou pensão creditada em conta-corrente

Foto: Reprodução/Agência Brasil
Os bancos começaram a oferecer, nesta semana, o novo cartão de benefício consignado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em razão disso, aposentados e pensionistas podem comprometer até 45% de sua renda com empréstimo consignado.
A modalidade é disponibilizada para quem tem aposentadoria ou pensão creditada em conta-corrente. Já que o valor é descontado diretamente na folha de pagamento, ele possui uma das menores alíquotas do mercado. Segundo o órgão, a taxa-limite é de 2,14% ao mês para o empréstimo pessoal consignado e de 3,06% ao mês para o cartão de crédito.
Anteriormente, os segurados podiam alcançar até 40% do benefício comprometido com o empréstimo, sendo 35% com o empréstimo pessoal consignado e 5% com o cartão de crédito. Agora, foram oferecidos mais 5% com o cartão de benefícios.
Como informou o INSS, o cartão de benefício consignado pode ser utilizado em conjunto entre as operações de empréstimo e o cartão de crédito consignado. O desconto deve ser feito direto na folha de pagamentos.
A diferença é observada na obrigatoriedade de as instituições financeiras disponibilizarem o auxílio-funeral e seguro de vida no valor mínimo de R$ 2.000 cada. Além disso, ele oferece descontos em redes de farmácia conveniadas, não tem taxa de anuidade e garante saque de até 70% do limite do cartão, e os outros 30% podem ser utilizados na função crédito.


