Economia

Bancos vão renegociar dívidas a partir de 1º de março; veja

Clientes poderão quitar dívidas no cartão de crédito, cheque especial e outros

Por Da Redação
Ás

Bancos vão renegociar dívidas a partir de 1º de março; veja

Foto: Agência Brasil

A partir de 1° de março, os bancos de todo o país farão um mutirão de renegociação de dívidas. A ação, promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com o Banco Central, vai até o dia 31 de março. Estão na lista de negociação as dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito, com exceção das que tenham bens dados em garantia.

Será possível renegociar débitos em atraso diretamente com os bancos, em seus canais na internet, telefone e agências, ou pelo portal Consumidor.gov.br. A última edição do mutirão ocorreu em novembro de 2022. De acordo com a Febraban, foram renegociados 2,325 milhões de contratos. A ação ocorre duas vezes por ano, em março e novembro.

Inadimplência

Dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), divulgados em janeiro deste ano, mostram que o Brasil tem cerca de 65,19 milhões de brasileiros com dívidas em atraso. 

O endividamento das famílias fechou 2022 em alta. Um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que 77,9% dos consumidores tinham alguma dívida a vencer em dezembro. O valor representa um aumento de sete pontos percentuais em relação a 2021, quando a taxa foi de 70,9%. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.