Economia

Bandeira de escassez hídrica chega ao fim no dia 15 de abril

Fim da tarifa extra para consumidores de energia foi anunciada pelo presidente no Twitter

Por Da Redação
Ás

Bandeira de escassez hídrica chega ao fim no dia 15 de abril

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou nesta quarta-feira (6) o fim da bandeira de escassez hídrica previsto para 15 de abril. Em razão da desativação das termelétricas contratadas em 2021, a medida foi antecipada. 

Como estas foram contratadas de forma emergencial em 2021, a desativação reduz os custos do governo que são repassados ao consumir.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, “com a manutenção das atuais condições de chuva”, a expectativa é que a bandeira verde possa entrar em vigor até o fim do ano. Segundo Bolsonaro, uma redução de 20% na conta de luz residencial pode ser prevista.

Bolsonaro afirmou que a bandeira verde seria instituída para todos os consumidores a partir do dia 16, no entanto, a pasta desmentiu a informação.

 

A bandeira de escassez hídrica foi criada em razão da contratação emergencial de energia térmica após a baixa dos reservatórios das hidrelétricas. 

“Com a redução da geração termelétrica mais cara e o aumento da produção das hidrelétricas e das demais fontes renováveis, os custos serão menores durante o próximo período seco, que vai de maio a novembro, o que se traduzirá em menores tarifas para os consumidores.”, informou o MME.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário