Bandeira de escassez hídrica chega ao fim no dia 15 de abril
Fim da tarifa extra para consumidores de energia foi anunciada pelo presidente no Twitter
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou nesta quarta-feira (6) o fim da bandeira de escassez hídrica previsto para 15 de abril. Em razão da desativação das termelétricas contratadas em 2021, a medida foi antecipada.
Como estas foram contratadas de forma emergencial em 2021, a desativação reduz os custos do governo que são repassados ao consumir.
Segundo o Ministério de Minas e Energia, “com a manutenção das atuais condições de chuva”, a expectativa é que a bandeira verde possa entrar em vigor até o fim do ano. Segundo Bolsonaro, uma redução de 20% na conta de luz residencial pode ser prevista.
Bolsonaro afirmou que a bandeira verde seria instituída para todos os consumidores a partir do dia 16, no entanto, a pasta desmentiu a informação.
A bandeira de escassez hídrica foi criada em razão da contratação emergencial de energia térmica após a baixa dos reservatórios das hidrelétricas.
“Com a redução da geração termelétrica mais cara e o aumento da produção das hidrelétricas e das demais fontes renováveis, os custos serão menores durante o próximo período seco, que vai de maio a novembro, o que se traduzirá em menores tarifas para os consumidores.”, informou o MME.