• Home/
  • Notícias/
  • Cultura/
  • Bando de Teatro Olodum celebra 25 anos de Cabaré da Rrrrraça no Teatro Vila Velha, Campo Grande
Cultura

Bando de Teatro Olodum celebra 25 anos de Cabaré da Rrrrraça no Teatro Vila Velha, Campo Grande

O espetáculo está em cartaz desde a última terça-feira (22) e segue até 16/12

Por Da Redação
Ás

Bando de Teatro Olodum celebra 25 anos de Cabaré da Rrrrraça no Teatro Vila Velha, Campo Grande

Foto: Reprodução/Márcio Lima

Em celebração aos 25 anos, o espetáculo Cabaré da Rrrrraça, do Bando de Teatro Olodum, está em cartaz desde a última terça-feira (22) e segue até 16/12 no foyer do Teatro Vila Velha, Campo Grande, em Salvador. O acesso ao show é gratuito. “Um espetáculo panfletário, didático e interativo”, descreve o teatro baiano.

A exibição, um dos maiores sucessos de público e de elogios, apresenta atores e atrizes que dão voz a personagens marcantes como o 'Patrocinado', 'Negro Fudido', a 'cantora Flávia Carine', 'Edileuza', entre outros. Eles revelam as expressões do preconceito racial, desde as mais sutis até as mais agressivas. Por conta da atualidade do tema, é verificada uma interatividade com o público, músicas ao vivo e humor escrachado.

O Bando de Teatro Olodum, companhia negra mais popular e de maior longevidade na história do teatro baiano, criou a exposição composta por músicas de Cabaré. As apresentações encerram o Novembro das Artes Negras, da Fundação Cultural do Estado/SecultBA (Funceb).

Cabaré tem direção de Márcio Meirelles, direção musical de Jarbas Bittencourt e coreografias de José Carlos Arandiba, o Zebrinha. “Cabaré da Rrrrraça é um dos espetáculos mais assistido, aplaudido e elogiado do teatro brasileiro. A cada temporada, o Bando convida artistas negros e os públicos mais diversos a se confrontarem, junto conosco, com questões ainda incômodas impostas pelo racismo do país. Por isso o espetáculo continua tão atual há 25 anos”, diz a atriz e produtora do Bando de Teatro Olodum, Valdinéia Soriano.

“O enorme sucesso do espetáculo faz o público de Salvador e das tantas cidades do Brasil por onde apresentamos a peça lotar teatros, graças ao carisma dos personagens e à forma explícita, bem-humorada, mas contundente que denunciamos o cotidiano de preconceitos que nós, pessoas negras, sofremos. Ainda tratamos sobre representatividade nos meios de comunicação, na moda, na publicidade e no mercado de consumo, temas que as novas gerações estão super ligadas, discutindo”, completa a atriz e também escritora e diretora de espetáculos do Bando, Cássia Valle.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário