Barroso defende regulação da internet para preservar democracia e liberdade de expressão
Ministro vai participar de fórum global da Unesco sobre o tema

Foto: Agência Brasil
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, defendeu nesta quarta-feira (15), em entrevista à CNN, um “ponto de equilíbrio regulatório” na internet para preservar a democracia e a liberdade de expressão. Na ocasião, o magistrado também falou sobre a importância da primeira conferência global da Unesco para discutir a necessidade de regulação da internet e das redes sociais.
Barroso vai participar do evento em Paris, entre os dias 21 e 23 de fevereiro. “A regulação das mídias sociais e sua relação com a democracia e a liberdade de expressão é um dos temas mais importantes e complexos do momento atual que o mundo está vivendo. É muito importante essa discussão promovida pela Unesco”, disse o ministro.
“A internet democratizou o acesso à informação, ao conhecimento e ao espaço público, mudando o curso da história. Mas também possibilitou a circulação sem filtro de desinformação, ódio, mentiras deliberadas e teorias conspiratórias, colocando em risco a própria liberdade de expressão, a democracia e os direitos fundamentais das pessoas”, completou.
Barroso defendeu a regulação da internet, afirmando que “países democráticos de todo o planeta estão buscando o ponto ótimo de equilíbrio regulatório capaz de preservar todos os valores que estão em jogo nesse debate”.