Barroso diz que e-Título está sobrecarregado porque eleitores deixaram para baixar “na última hora”
Presidente do STE busca novas tecnologias para as eleições

Foto: Agência Brasil
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, reconheceu neste domingo (15), que o aplicativo e-Título apresenta instabilidade e afirmou que as dificuldades ocorrem porque os eleitores deixaram para baixar o app “na última hora”. "O e-Título está aí há muito tempo, mas deixaram para baixá-lo na última hora, e aí, milhares de acessos simultâneos, ele apresentou algum nível de instabilidade, mas ele está funcionando adequadamente. É só insistir um pouco. [...] Foram 3 milhões [de acessos] do aplicativo no dia de ontem", disse.
Segundo o ministro, o aplicativo e-Título está "funcionando 'adequadamente'", mas sobrecarregado devido ao volume de acessos. Eleitores têm relatado dificuldades com a operação do aplicativo. Barroso visita neste domingo a cidade de Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, para acompanhar propostas de novas tecnologias do projeto Eleições do Futuro. Entre as novas tecnologias apresentadas que poderão ser usadas em eleições futuras, Barroso destacou a possibilidade de voto pelo celular, tablet ou computador.
"Muitas vezes não se consegue concluir a licitação a tempo e a hora. Por essa razão, lançamos um projeto pelo qual convocamos empresas de tecnologia para apresentarem soluções para que o voto possa ser feito pelo celular, tablet ou computador", disse Barroso.
O TSE lançou um edital para que empresas de tecnologia apresentem, de forma gratuita, as respectivas propostas. Segundo o ministro, a expectativa é que as propostas apresentadas pelas empresas de tecnologia consigam garantir a identificação de cada eleitor e a transparência do processo eleitoral.


