Política

Barroso vota pela manutenção de regras da reforma da Previdência

O ministro é relator de 12 ações que questionam trechos da mudança na Constituição aprovada pelo Congresso em 2019

Por Da Redação
Ás

Barroso vota pela manutenção de regras da reforma da Previdência

Foto: Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, votou nesta sexta-feira (16) pela validade da maior parte das mudanças que foram realizadas no sistema de aposentadoria pela reforma da Previdência, aprovada pelo Congresso em 2019. 

O ministro é relator de 12 ações que questionam vários pontos de alteração na Constituição feita pelo Legislativo. O conjunto de processos iniciou o julgamento no plenário virtual nesta sexta-feira (16).

Barroso votou por rejeitar 8 processos, em quatro ações, foi entendido que é necessário que seja estabelecido uma interpretação para o trecho da reforma que trata da cobrança de contribuição providenciaria de servidores não ativos e pensionistas da União, estados e municípios.

O ministro concluiu que é preciso ficar que a base de cálculo da contribuição previdenciária deste segmento, só pode ser aumentada em caso de continuar havendo algum desequilíbrio nas contas da Previdência.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário