Basílica do Bonfim celebra 270 anos de fundação com missa solene neste domingo (7)
A programação também vai contar com hasteamento de bandeiras e homenagens
Foto: Divulgação
A Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim estará em festa neste domingo (7) para celebrar os 270 anos de sua inauguração, ocorrida em 24 de junho. A comemoração inclui uma programação com hasteamento de bandeiras, homenagens e uma Santa Missa às 07h30, presidida pelo arcebispo da Arquidiocese de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Segio da Rocha.
Fernando Moreira, Juiz da Devoção do Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, destacou a importância do evento para a instituição. "Nós estamos em festa! A entrega desta igreja feita pela Irmandade do Senhor do Bonfim, junto com a comunidade há 270 anos, é uma grande alegria e satisfação porque ela pertence a todos os brasileiros. Sabemos que a grande inauguração foi no dia 24 de junho, mas estamos comemorando no dia 7 devido às festividades juninas.", disse.
Inaugurada em 1754, a Igreja do Bonfim foi construída nove anos após a chegada das imagens do Senhor do Bonfim e Nossa Senhora da Guia na Bahia. Elevada ao título de “Basílica Menor” pelo Papa Pio XI em 1927, a igreja foi resultado de uma promessa do capitão-de-mar-e-guerra português, Theodosio Rodrigues de Faria, que prometeu trazer a devoção ao Brasil se sobrevivesse a uma tempestade.
Confira a programação do dia
- 06h45: Cortejo devocional dos irmãos e irmãs da Irmandade até o Largo do Bonfim para o hasteamento das bandeiras do Vaticano (erguida por Dom Sergio da Rocha) e da Devoção do Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim (erguida por Fernando Moreira), ao som do Hino do Senhor do Bonfim.
- 06h50: Queima de fogos.
- 07h: Cortejo devocional do Largo do Bonfim até o adro da Basílica Santuário Ns. Senhor do Bonfim.
- 07h30: Santa Missa Solene.
- Antes da bênção final, cerimônia de concessão da Comenda do Senhor do Bonfim ao Cardeal Dom Sergio da Rocha e “in memoriam” a Santa Dulce dos Pobres.
- 08h40: Cortejo processional da Basílica até a sede da Irmandade, acompanhado por uma banda de música.
- 08h45: Queima de fogos.