Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia é alvo de inquérito do MPF e deve passar por obras de restauração
Ministério Público Federal prevê que entidade religiosa responsável pela igreja apresente medidas para conservação do imóvel em 20 dias

Foto: Mateus Pereira/GOVBA
O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito civil público, no qual exigiu providências para a conservação da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, localizada no bairro do Comércio em Salvador. A medida foi publicada no Diário Oficial do órgão, na quarta-feira (14).
Conforme prescrito no inquérito, a instituição aponta que a igreja, ponto de encontro de diversos fiéis, baianos e turistas durante o tradicional cortejo da Lavagem do Bonfim, está com "um grau de risco alto" em relação à conservação.
O MPF destaca que embora o imóvel tenha sido vistoriado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), não foram divulgados detalhes sobre os resultados das fiscalizações.
Segundo a decisão, assinada por Vanessa Gomes Previtera, procuradora da República, a Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Conceição da Praia, responsável pela igreja, possui um prazo de 20 dias para informar as medidas que serão adotadas com o intuito de conservar o imóvel histórico.


