• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Batalha judicial pode obrigar o artista misterioso conhecido como Banksy a revelar sua identidade
Mundo

Batalha judicial pode obrigar o artista misterioso conhecido como Banksy a revelar sua identidade

Colecionadores tentam confirmar a autenticidade de uma obra comprada com a empresa do grafiteiro, mas estão sendo ignorado há três anos

Por Da Redação
Ás

Batalha judicial pode obrigar o artista misterioso conhecido como Banksy a revelar sua identidade

Foto: Divulgação

Mantida nas sombras há bastante tempo, a identidade do artista Banksy pode estar prestes a ser revelada. Uma obra do artista que retrata a falecida Rainha Elizabeth retratada como um macaco com os adereços reais virou alvo de contestação nos tribunais. Dois colecionadores pediram uma confirmação de autenticidade da obra, mas a empresa do artista do grafite teria ignorado os contatos.

Os londrinos Nicky Katz e Ray Howse dizem que o site da Pest Control, empresa de Banksy, garante que emitirá um certificado de autenticidade para "pinturas, impressões, esculturas e outras tentativas de criatividade". Mas, na verdade, não foi o que aconteceu: eles aguardam um retorno a três anos.

Eles enviaram a obra de arte para a Pest Control, explicando que a adquiriram por £30 mil libras (cerca de R$180 mil) em 2020 do espólio de um colecionador de Banksy recentemente falecido, mas que não parecia haver documentação acompanhando sua história de coleção.

"Estamos em terra de ninguém, e é muito dinheiro. Eles afirmam ser os validadores oficiais do trabalho deste artista. Mas isso está acontecendo há três anos. Eles estão apenas em cima do muro, eles não dirão se está certo ou errado. Nós tivemos nossos rabos puxados pelos três anos inteiros", disse ao The Guardian.

Banksy começou sua carreira no grafite em Bristol, na Inglaterra. Fez sua primeira exposição, Turf War, em Dalston, em 2003. A mostra ajudou a estabelecer o mistério como sua marca registrada, com o local da exposição divulgado apenas um dia antes do início.

Ação legal é agora a única opção, acrescentou: "Estamos processando a Pest Control por quebra de contrato. Eles tiveram três anos para fazer o que eu paguei [£50] para fazer, o que, por qualquer padrão, é tempo suficiente para lidar com a situação."

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário