Economia

BC deve reduzir taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual nesta quarta (20)

Este seria o sexto corte desde agosto, quando o Copom interrompeu o ciclo de juros

Por Da Redação
Ás

BC deve reduzir taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual nesta quarta (20)

Foto: Agência Brasil/Marcello Casal Jr

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decide nesta quarta-feira (20) o tamanho do corte na taxa básica de juros. A expectativa é de que o órgão reduza a Selic, atualmente em 11,25% ao ano, para 10,75% ao ano. Este seria o sexto corte desde agosto, quando a autoridade monetária interrompeu o ciclo de juros.

Nos comunicados das últimas reuniões, o Copom havia informado que tanto os diretores do BC quanto o presidente do órgão, Roberto Campos Neto, previam, por unanimidade, cortes de 0,5 ponto percentual nos próximos encontros. Caso o ritmo de quedas se mantenha, o novo patamar da Selic será o menor desde fevereiro de 2022. 

Histórico 

De março de 2021 a agosto de 2022, o Banco Central aumentou a Selic por 12 vezes consecutivas, em um ciclo de “aperto de juros” em resposta à elevação dos preços de alimentos, energia e combustíveis. Durante um período de um ano, de agosto de 2022 a agosto de 2023, a taxa foi mantida em 13,75% ao ano por sete vezes seguidas.

Meta

Para 2024, a meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), é de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior é 4,5%. Para 2025 e 2026, as metas também são de 3% para os dois anos, com o mesmo intervalo de tolerância.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.