BC faz reunião nesta terça para definir elevação da taxa básica de juros
Previsão era que a Selic subiria 1 ponto percentual
Foto: Reprodução/Agência Brasil
Nos próximos dias, a taxa básica de juros (Selic) deve passar por uma nova elevação. O Copom (Comitê de Política Monetária) do BC (Banco Central) inicia nesta terça-feira (26), e conclui na quarta-feira (27), a reunião que estabelecerá o novo percentual da Selic.
A projeção era de uma elevação de 1 ponto percentual. No entanto, com a informação de que o governo federal pode extrapolar o teto de gastos para pagar o Auxílio Brasil, benefício que substitui o Bolsa Família, no valor mínimo de R$ 400 até o fim de 2022, especialistas do mercado financeiro optaram por elevar a projeção.
A Selic registrou uma série de altas nas últimas cinco reuniões do Copom. No encontro realizado em setembro, a taxa básica de juros passou de 5,25% para 6,25% ao ano.
Uma das corretoras que revisaram suas projeções para a Selic nesta semana foi a Ativa Investimentos. Em nota, o economista-chefe da Étore Sanchez avalia uma alta de 1,5 ponto percentual. Anteriormente, ele estimava um crescimento de 1 ponto percentual contínuo até março do ano que vem.
"Além da perspectiva de avanço da Selic para 1,5 ponto percentual na reunião de quarta-feira, avaliamos que a autoridade deverá garantir novamente 1,5 ponto percentual para a reunião de dezembro. Assim, esperamos que a taxa básica de juros termine 2021 em 9,25%", diz Sanchez.