Economia

BC: Mais de 20 milhões de pessoas têm valor esquecido para receber

Consulta pode ser feita pelo SVR, do Banco Central

Por Da Redação
Ás

BC: Mais de 20 milhões de pessoas têm valor esquecido para receber

Foto: José Cruz/Agência Brasil

De acordo com o Banco Central, das quase 100 milhões de pessoas físicas e empresas que já fizeram consultas ao sistema que busca valores esquecidos em instituições financeiras, ao menos 20,4 milhões possuem saldos para resgatar. 

O SVR (Sistema de Valores a Receber) começou a funcionar no fim da noite de domingo (13), e, até as 18h de sexta-feira (18), 96,8 milhões de consultas foram registradas.

Das consultas realizadas, 94,3 milhões de consultas foram feitas por pessoas físicas e 2,4 milhões, por pessoas jurídicas. Dos 20,4 milhões de pessoas com saldo para resgate, 20,2 se referem a pessoas físicas e 249,5 mil a empresas.

Consulta

Para realizar a consulta, basta digitar o CPF ou o CNPJ e a data de nascimento no site Valores a Receber, do Banco Central. Caso o sistema informe recursos a receber, é preciso esperar chegar a data do grupo em que o indivíduo foi colocado, conforme a data nascimento ou na data de fundação da empresa.

Segundo o Banco Central, a estimativa é de R$ 8 bilhões a serem recuperados, dos quais R$ 3,9 bilhões devem ser liberados na primeira etapa, para mais de 28 milhões de cidadãos e empresas.

Para as pessoas que nasceram antes de 1968 ou abriu a empresa antes desse ano, o saldo residual e o resgate estarão disponíveis entre 7 e 11 de março, no mesmo site. A própria página informará o horário e a data para pedir o saque. Caso o usuário perca o horário, haverá uma repescagem no sábado seguinte, em 12 de março, das 4h às 24h.

Já para pessoas nascidas entre 1968 e 1983 ou empresas fundadas nesse período, o prazo será de 14 a 18 de março, com repescagem em 19 de março. Quem nasceu a partir de 1984 ou abriu empresa nesse ano, a data vai de 21 e 25 de março, com repescagem em 26 de março. As repescagens também acontecerão aos sábados no mesmo horário, das 4h às 24h.

Após o pedido de saque, a instituição financeira terá o prazo de 12 dias úteis para realizar a transferência. A expectativa é que pagamentos realizados por meio do Pix ocorram mais rápido.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário