Saúde

Bebê nasce dentro da bolsa amniótica durante parto raríssimo em SP

De acordo com o obstetra, caso só acontece em 1 a cada 80 mil partos

Por Da Redação
Ás

Bebê nasce dentro da bolsa amniótica durante parto raríssimo em SP

Foto: Reprodução/G1

Um bebê nasceu ‘empelicado’, ou seja, quando a bolsa amniótica não rompe antes do nascimento, uma condição rara que, segundo especialistas, acontece em apenas 1 a cada 80 mil partos. O caso aconteceu em Praia Grande, no litoral de São Paulo. 

Lucas Fernandes de Lisboa Costa nasceu no último sábado (22), às 11h55, no Hospital Ana Costa, em Santos. 

Conforme explica o obstetra Guilherme Pereira Martins, o parto empelicado é aquele que ocorre com as membranas amnióticas (popularmente chamada de bolsa) íntegras. "No parto normal é realmente um evento raro e sem explicação conhecida. Já na cesárea, sua principal indicação seria a proteção da transmissão vertical (mãe para o bebê) nos casos em que existir algum risco dessa via de transmissão, como por exemplo uma gestante soropositivo", explica.

De acordo com o obstetra, o parto vaginal empelicado é muito raro, com incidência de 1 a cada 80.000 nascimentos. "Já vi em caso de prematuros extremos. Em uma gestação a termo nunca vi. Eu como obstetra, apesar de já ter participado do nascimento de muitas crianças nesses anos de formado, procuro ver o parto, independente de vaginal ou cesárea, como um evento único e especial para aquela família", destaca.

 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário