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Economia

Bebidas alcoólicas e remédios sem prescrição estão entre os produtos mais procurados para a Black Friday

Consultoria antecipa cenário para a tradicional data de descontos, destacando mudanças no comportamento do consumidor e produtos mais demandados

Por Da Redação
Ás

Bebidas alcoólicas e remédios sem prescrição estão entre os produtos mais procurados para a Black Friday

Foto: Agência Brasil

Uma pesquisa da consultoria NielsenIQ, obtida com exclusividade pela Folha, aponta para tendências na Black Friday de 2023. Produtos como bebidas alcoólicas e remédios sem prescrição médica estão entre os mais buscados no universo do ecommerce para essa data tradicional de promoções, prevista para o dia 24 de novembro.

De acordo com a pesquisa, a compra online de alimentos e bebidas continuará em alta, refletindo o histórico dos últimos anos. O interesse por esses produtos atingiu 22% em 2023, um aumento notável em comparação aos 8% registrados em 2015. A NielsenIQ destaca a crescente busca por bebidas alcoólicas, que saltou de 61% em 2022 para 65% neste ano.

Mariana de Paula, diretora de marketing da NielsenIQ, observa que, durante a Black Friday, os consumidores buscam aproveitar promoções para adquirir produtos premium que não fazem parte de seu consumo cotidiano. Vinhos, gim, uísque e cervejas artesanais estão entre os itens mais desejados.

Na área de saúde, a pesquisa revela que remédios sem prescrição médica lideram as intenções de compra online, atingindo um índice de interesse de 54%. Esse movimento é impulsionado pela busca de preços mais baixos em produtos que podem ser estocados por períodos prolongados, como analgésicos para dor de cabeça.

Realizado em setembro com 1.535 consumidores em todas as regiões do país, o levantamento da NielsenIQ também aponta que os consumidores estão mais atentos aos valores dos produtos. Para cada aumento de 1% no preço de uma categoria, há uma queda média de 2,5% no volume de vendas, revelando uma sensibilidade crescente aos preços.

Segundo Alfredo Costa, presidente da NielsenIQ no Brasil, um impacto tão significativo nas vendas devido a variações de preço nunca tinha sido observado antes. Apesar disso, a Black Friday de 2023 deve apresentar um aumento de 5% no volume de vendas em relação ao ano anterior, superando a inflação acumulada no ano, estimada em cerca de 5%.

O executivo destaca a importância do "Esquenta Black Friday" nas semanas anteriores à data, ressaltando que 79% dos consumidores pretendem aproveitar as ofertas online neste ano. A pesquisa indica uma mudança, pois há três anos, 90% dos consumidores se mostravam propensos a participar.

A pesquisa revela que, mesmo com o controle da Covid-19 e a recuperação da renda média do brasileiro, a inflação dos últimos anos tem corroído o poder de compra. Esse fenômeno tem provocado um aumento nas comparações de preço, semelhante ao observado na Argentina, onde a inflação é uma realidade de longa data.

Categorias de maior valor agregado, como eletrônicos, eletrodomésticos, informática e celulares, mostram uma intenção de compra crescente, ao contrário de setores como moda e acessórios, brinquedos e games, e joalheria, que apresentam quedas significativas nas intenções de compra online. As lojas mais lembradas pelos consumidores online na Black Friday incluem Amazon, Magazine Luiza e Mercado Livre, destacando-se como referências neste período de descontos. 

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