Bahia

Bembé do Mercado: 135 anos de história e luta

O Podomblé esteve no Bembé e pôde ver de perto toda esta manifestação de resistência e fé do povo de Santo da Bahia.

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Bembé do Mercado: 135 anos de história e luta

Foto: Fernando Barbosa/GovBA

Um ano após abolição, João de Obá reuniu seus filhos e alguns pescadores para festejarem a lei que os tornavam livres, onde dançavam e cantavam em regozijo aos Orixás.135 anos depois, estes festejos seguem fortalecido pelo povo de Santo e toda comunidade negra, ao modo que, o palco onde se festeja também serve como púlpito para reivindicações e debates de pautas.

Durante sete dias Santo Amaro foi só festa. Além do tradicional Candomblé de rua, diversas manifestações entretiveram o público, como: Capoeira, Caretas de Acupe, Maculelê, Nego Fugido, mesas temáticas e muito Samba de Roda. Pai Pote, um dos guardiões do Bembé do Mercado e presidente desta associação, anunciou a doação de um antigo casarão do final do século XVIII feita pela Prefeitura de Santo Amaro da Purificação, onde sediará a Associação Beneficente Bembé do Mercado, objetivando a promoção de ações sociais e culturais do Bembé e do povo santo-amarense.

Reconhecido pelo Município em 2009, pelo Governo do Estado através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia - IPAC, em 2012 e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, em 2019, o Bembé segue em um processo de salvaguarda, aonde caminha para o reconhecimento como bem imaterial da humanidade - disse Pai Pote ao Podomblé - veja aqui: 

O Podomblé esteve no Bembé e pôde ver de perto toda esta manifestação de resistência e fé do povo de Santo da Bahia.

Roda o Xirê!

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.