Bembé do Mercado será enredo do carnaval 2026 da Beija-Flor
Maior candomblé de rua do mundo ocorre todo ano na cidade de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano

Foto: Instagram/Beija-Flor
A Beija-Flor de Nilópolis, a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro 2025, divulgou nesta segunda-feira (14) a temática do enredo dela para a apresentação de 2026. A escola da Baixada Fluminense vai abordar o Bembé do Mercado, maior candomblé de rua da cidade de Santo Amaro de Purificação, no Recôncavo Baiano.
O cortejo da agremiação ficará a cargo de João Vitor Araújo novamente, carnavalesco responsável pelo desfile sobre Laíla que levou a azul e branco de Nilópolis ao título no Carnaval de 2025.
O Bembé do Mercado é o maior candomblé de rua do mundo e reúne, anualmente, em 13 de maio, quase 60 terreiros de religiões de matriz africana na cidade de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano. Efetuada desde 1889, ano após à assinatura da Lei Áurea, a festividade “reafirma a ocupação do espaço público pelo povo preto — desde quando a liberdade ainda era apenas uma utopia”, de acordo com o que afirma o texto postado pela escola nas redes sociais.
“O Bembé do Mercado é de uma potência simbólica e estética imensa. É um enredo que nos atravessa, que nos conecta com a ancestralidade e com a luta do povo preto no Brasil. Ter a chance de criar um enredo autoral como esse, com tamanha relevância histórica e espiritual, é um presente. É uma responsabilidade enorme, mas também uma felicidade imensa”, declarou João Vitor.
Almir Reis, presidente da Beija-Flor, argumenta que o Bembé do Mercado possui muito em comum com a agremiação e está altamente relacionado com a identidade criada pela escola que é dona de 15 títulos da folia carioca.
“Para nós, é um orgulho contar mais uma história de protagonismo e resistência preta na Sapucaí. É a nossa identidade, está no nosso DNA, e é como a comunidade nilopolitana se vê. O Bembé e a Beija-Flor têm muito em comum, e estamos muito felizes e honrados em apresentar essa cerimônia tão valiosa para todo o Brasil”, disse.