Bernie Sanders vence primária democrata em New Hampshire, EUA
Senador ganha força para disputa presidencial, em novembro
Foto: Mandel Ngan/AFP via Getty Images
Na segunda prévia do Partido Democrata para definição do candidato que concorrerá a disputa presidencial de novembro, o senador Bernie Sanders venceu em New Hampshire por uma longa margem. Com mais de 90% das seções computadas na madrugada desta quarta-feira (12), ele já possuía 26% dos votos.
Seguido por Bernie, vem o ex-prefeito de South Bend, Pete Buttigieg, com 24,4%. A senadora Amy Klobuchar vem em terceiro, com 19,8%, seguida pela também senadora Elizabeth Warren, com 9,4%. O ex-presidente Joe Biden aparece em um distante e modesto quinto lugar, com 8,5%. Até o momento, as urnas trazem um cenário similar ao traçado pelas pesquisas mais recentes, que indicavam Sanders e Buttigied nas duas posições iniciais.
Esta se torna a segunda vitória consecutiva de Sanders no estado, já que em 2016, ele venceu Hillary Clinton por 60,14% a 37,68%, recebendo 15 delegados.
Trump vence com facilidade
Também nesta terça-feira (12), o presidente Donald Trump venceu com margem de facilidade a primária republicana no estado, com o segundo colocado, o ex-governador de Massachusetts Bill Weld, a quase 70 pontos percentuais de distância. O presidente americano comemorou o resultado no Twitter e demonstrou estar acompanhando a disputa democrata.
"Bootedgeedge [pronúncia do nome do candidato democrata] (Buttigieg) está indo muito bem hoje. Está fazendo com que o Louco Bernie sue a camisa. Muito interessante!", disse em postagem.