Bharat Biotech pode exportar vacina contra Covid-19 ao Brasil nesta semana
Farmacêutica indiana fez pedido para Anvisa autorizar testes da vacina Covaxin no país

Foto: Reuters
A farmacêutica indiana Bharat Biotech disse nesta terça-feira (9), que tudo indica que a vacina contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, será exportada ainda nesta semana para o Brasil e para os Emirados Árabes Unidos. Até o momento, a Bharat Biotech já forneceu milhões de doses da Covaxin, desenvolvida com o estatal Conselho Indiano de Pesquisa Médica, à campanha de inoculação do governo. "Essencialmente, sim", disse uma porta-voz da Bharat Biotech à Reuters quando indagada se as exportações aos dois países poderiam começar nesta semana, como noticiado pela mídia local.
A empresa aguarda resultados de um teste em andamento com 25.800 participantes da Índia somente em março, mas a agência reguladora de medicamentos do país considera a vacina segura e eficaz, apesar de críticas de médicos e especialistas de saúde.
Também nesta terça (9), a Bharat Biotech solicitou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorização para realizar um teste de estágio avançado da Covaxin no Brasil, que planeja importar 8 milhões de doses em fevereiro e outras 12 milhões em março. Além disso, a Bharat Biotech pediu autorização de uso emergencial nas Filipinas. A empresa forneceu 5,5 milhões de doses ao governo indiano e está vendendo mais 4,5 milhões, acrescentou a porta-voz.
A Índia também encomendou mais 10 milhões de doses da vacina da AstraZeneca ao Instituto Serum da Índia (SII), disse um porta-voz da empresa à Reuters. O SII está fabricando a vacina principalmente para países de baixa e média renda.