Biblioteca Central da Bahia promove atividades em homenagem ao Novembro Negro
Programação na BCEB acontece de 22 a 26 de novembro
Foto: Divulgação
A Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB) oferece uma programação cultural dedicada ao mês da Consciência Negra. De 22 a 26 de novembro, o espaço será palco de exposições, oficinas culturais, bate-papo, cortes afros, contação de histórias e apresentação musical.
Para o diretor da biblioteca, Marcos Viana, as atividades planejadas para o Novembro Negro têm como finalidade ampliar consciência sobre a data. “Pensamos em ações transversais que envolvem cultura, educação e memória, além da parceria para ações de saúde buscando alertar sobre a importância de cuidados específicos voltados à prevenção de doenças que afetam de forma mais abrangente o segmento da população negra”, destaca.
Atividades
A exposição “Cultura, Religiosidade e Arte Negra” ficará disponível para visitação durante todo o projeto, das 10h às 17h. Voltada para a religião de matriz africana, o objetivo da mostra artística é reforçar a importância cultural e as características significativas da arte africana.
Na próxima terça-feira (23), às 14h, a unidade recebe João Jorge, presidente do Bloco Afro Olodum. Conhecido por desenvolver um trabalho importante de combate à desigualdade social e ao racismo, o convidado participa de um bate papo sobre a importância do Novembro Negro para o povo baiano. Seguindo os protocolos sanitários vigentes, será permitida a entrada de 100 pessoas.
Na quarta-feira (24), às 14h, acontece uma oficina de torços e turbantes com Negra Jhô. Já na quinta-feira (25), também às 14h, Oliver Pereira dos Santos, conhecido no Pelourinho como “O mago das Tranças”, realiza diferentes cortes afros na biblioteca. Para encerrar a programação especial, na sexta-feira (26), às 14h, a BCEB recebe o projeto Quede Histórias, que tem o intuito de difundir a cultura regional e socializar saberes, hábitos e costumes. Por fim, a banda mirim da Escola do Olodum fecha a programação do Novembro Negro, às 16h.