Biden enviará Deb Haaland para posse de Lula
Expectativa era que o governo americano pudesse ser representado na posse pela vice-presidente Kamala Harris
Foto: Reprodução / Twitter
Para a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, enviará uma missão chefiada pela secretária do Interior, Deb Haaland.
Haaland, a primeira mulher de origem nativa a ocupar um posto no primeiro escalão do governo americano, vai acompanhar o diretor sênior para Assuntos do Hemisfério Ocidental do Conselho de Segurança Nacional, Juan Gonzalez, e do encarregado de negócios da Embaixada dos EUA em Brasília, Douglas Koneff.
A expectativa era que o governo americano pudesse ser representado na posse pela vice-presidente Kamala Harris, mas ela não participará do evento.
Outros 17 chefes de Estado confirmaram presença na posse de Lula, no dia 1º de janeiro de 2023. A lista abrange os presidentes de Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Guiné Bissau, Paraguai, Portugal, Suriname, Timor Leste, Uruguai e Zimbábue, além do rei da Espanha. Os demais convidados estrangeiros são representantes de menor escalão enviados por seus países, caso dos EUA.