Michel Telles

Biografia conta a história do estilista que mudou a moda masculina no Brasil!

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Ás

Biografia conta a história do estilista que mudou a moda masculina no Brasil!

Foto: Divulgação Assessoria

A psicóloga Dininha Morgado trabalhou com Luiz de Freitas por mais de uma década e colheu depoimentos do conterrâneo mageense para construir, ainda com o homenageado vivo, a biografia “Eu, Luiz de Freitas, Mr. Wonderful”. A edição é de Catarina Maul, e a publicação sai pela Bem Cultural Editora, financiada com recursos da Lei Federal Paulo Gustavo, via editais culturais da Prefeitura de Magé, e tem duas tardes de autógrafos, no dia 4 de agosto, às 16h, na Pommet Gastronomia Contemporânea, em Magé, e no dia 7, às 19h, na Livraria da Travessa de Ipanema.

“Mr. Wonderful era Mr. Wonderful, único, visionário, divertido, “moderrrrrrno”, irado (como diz agora a geração século XXI. Inesquecíveis/irresistíveis, seriam ainda & ainda “just now”, suas camisas transparantes (!), para os musculosos da vez. Ou suas alpargatas mapa-múndi”, descreve a editora de moda Regina Guerreiro no texto da contracapa.

“Este não é um livro sobre moda.  É o relato de um artista à frente do seu tempo que, com propósito e talento, construiu uma indústria com identidade criativa brasileira feita para o mundo. Mas  também é sobre o garoto pobre,  do interior, que se lança na vida e dita estilos no “grand monde””, conta a autora sobre o retrato de uma época bipolar, mas efervescente, para o Rio de Janeiro dos anos 60 e 70, que fervilhava com a música de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Roberto  Carlos, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, o desenho de Ziraldo e o Pasquim.

Luiz foi um ícone carioca que fez desfiles fantásticos, verdadeiras performances, com as melhores modelos, os melhores cenógrafos, os melhores fotógrafos,  nacionais e internacionais, nas melhores e mais inesperadas passarelas, como o Copacabana Palace.  Incomodado com o modo de vestir do homem brasileiro,  inventou a “Clínica de Moda” e lançou a primeira coleção da marca Mr. Wonderful, que iria “curar” a caretice do homem brasileiro ao se vestir, com uma proposta comportamental e uma estética arrojada e provocativa. 

Seu primeiro grande cliente foi Fernando Gabeira,  recém-chegado do exílio. Fez roupas e figurinos para Caetano, Gil e para muitas estrelas da TV, cinema e teatro.  Famosos estrangeiros piravam com Mr. Wonderful, como Freddie  Mercury, Prince, Nureyev e Gaultier encheram malas. Gianni  Versace comprou vidros da água-de-colônia MW para presentear amigos. 

A “MW” como loja durou dez anos de absoluto sucesso de  público e crítica. Teve filiais em São Paulo, Belo Horizonte,  Salvador, Amsterdã, uma no Porto e duas em Lisboa, além de um showroom em Nova York. A visão pioneira de Luiz de Freitas incendiou e continua a incendiar a  cabeça de gerações de estilistas, jovens criativos de hoje seguem essa luz, mesmo sem conhecer as fontes. “Receber homenagens em vida, premissa defendida por Nelson Cavaquinho em seus versos, é uma realidade na vida do incomparável Luiz de Freitas”, resume autora. 

São 429 páginas de casos, causos, relatos, depoimentos, ilustrados por mais de 150 fotografias que rememoram tempos, moda, saudades, visões de mundo nestes 83 anos de vida do biografado. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário