• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Biólogo marinho faz site com informações de mais de 2.700 naufrágios em águas brasileiras
Brasil

Biólogo marinho faz site com informações de mais de 2.700 naufrágios em águas brasileiras

Segundo Maurício Carvalho, desse número, 259 estão na costa fluminense

Por Da Redação
Ás

Biólogo marinho faz site com informações de mais de 2.700 naufrágios em águas brasileiras

Foto: José Eduardo Galindo

O litoral sul do Estado do Rio conhecido como Costa Verde - região onde ficam as cidades de Angra dos Reis, Paraty e Mangaratiba - registra 52 naufrágios documentados, desses pelo menos 14 podem ser visitados por mergulhadores devidamente habilitados.  O biólogo marinho e instrutor de mergulho Maurício Carvalho, criou o site Naufrágios do Brasil que conta a história de alguns desses monumentos submersos.  

No dia 2 de junho, por exemplo, vapor Rio de Janeiro, navio originalmente batizado como Califórnia o mais antigo dos naufrágios na região, completa 170 anos. Movido a pás e com 42 metros de comprimento, foi a pique no trecho em frente à Praia Vermelha, na Ilha Grande, após incêndio seguido de explosão. Não é para menos: sua carga era formada por armas e cerca de três toneladas de pólvora.

O biólogo traz informações de mais de 2.700 naufrágios em águas brasileiras, dos quais 259 estão na costa fluminense. O material foi reunido e disponibilizado online no banco de dados que ganhou o nome de Sistema de Informações de Naufrágios (Sinau), desenvolvido em parceria com o analista de sistemas Carlos Arruda.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário