Blue Origin, de Jeff Bezos, adia missão NG-1 após falhas técnicas
Foguete New Glenn seria lançado pela primeira vez nesta segunda-feira (13)
Foto: Reprodução
A empresa Blue Origin, do bilionário Jeff Bezos, teve o voo orbital inaugural do novo foguete adiado, após uma tentativa de lançamento ser cancelada devido problemas técnicos.
Batizado de New Glenn, o foguete estava programado para decolar da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral durante uma janela de três horas, começando às 1h desta segunda-feira (13).
No entanto, a contagem regressiva foi interrompida diversas vezes, para que as equipes pudessem trabalhar no veículo, até que a missão foi oficialmente "cancelada" por volta das 3h10. As causas não foram especificadas.
Com a missão, batizada de NG-1, o bilionário fundador da Amazon, Jeff Bezos, está mirando no único homem mais rico do que ele: Elon Musk. A SpaceX, de Musk, domina o mercado de lançamentos orbitais por meio dos foguetes Falcon 9.
No perfil do X, rede social comprada por ele, Musk desejou "Boa sorte!" à Blue Origin antes da tentativa fracassada.
A Blue Origin já garantiu um contrato com a NASA para lançar duas sondas para Marte a bordo do New Glenn. Quando o New Glenn voar, a empresa tentará pousar o propulsor do primeiro estágio em um navio drone estacionado a cerca de 620 milhas de profundidade no Oceano Atlântico.
Bezos fundou a Blue Origin em 2000, dois anos antes de Musk criar a SpaceX, mas adotou um ritmo mais cauteloso.