Bluesky ganha novos 5 milhões de usuários após Trump vencer as eleições
Rede social ganhou novos usuários no Brasil quando ocorreu a suspensão do X, no mês de setembro
Foto: Divulgação/Bluesky
O Bluesky ganhou mais de 5 milhões de downloads desde do início do mês novembro, de acordo com dados divulgados pela rede social. Atualmente a plataforma conta com 19,5 milhões de perfis, porém ainda continua bem atrás do X, que tem 600 milhões de usuários mensais, e do Threads, com 275 milhões.
O crescimento do Bluesky ocorreu após a vitória de Donald Trump nas eleições para presidente dos Estados Unidos. Elon Musk, dono do X, foi um grande apoiador do candidato e irá compor a equipe do futuro governo.
Nesse intervalo, o X ainda comunicou que usuários passariam a visualizar postagens mesmo de quem as bloqueou. A alteração influencia a privacidade de usuários, ao passo que seus tuítes ficaram abertos para pessoas indesejadas.
Anteriormente, parte do aumento era esclarecido pela mudança de usuários do X. No mês de setembro, em meio à interrupção da rede de Musk no Brasil, o Bluesky obteve 2,6 milhões de usuários em uma semana, sendo 85% deles do Brasil.
Algumas diferenças entre Bluesky e X
O Bluesky é uma plataforma aberta e tem um código que possibilita expor na interface as postagens de outras redes que usam o mesmo padrão. Já o X, é uma rede fechada e só expõe somente o que é postado pelos usuários.
As duas plataformas também são diferentes nos planos no que se refere ao treinamento de inteligência artificial e na criação de versões pagas para usuários.
Na última sexta-feira (15), o Bluesky salientou que não utiliza e nem tem planos de usar dados dos usuários para o treinamento de modelos de inteligência artificial generativa, que decorrem em ferramentas como ChatGPT e Meta AI.
No entanto, o X alterou sua política para declarar que essa ação seria acolhida como o conteúdo dos usuários.
O Bluesky disse no final de outubro que empenha-se em um modelo de assinaturas que permitiria mais recursos. Porém declarou que assinantes não terão tratamento especial, como mais divulgação para as postagens e o selo azul de verificação.
Na direção de Musk, o X alterou as regras sobre verificação e possibilitou que os assinantes adquirissem o selo azul, o que causou desentendimentos entre usuários da rede social.