BMW X3: teste da nova geração do SUV de luxo no Brasil

Novo SUV estreia em versão única M50 XDrive com motor 3.0 seis cilindros

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Atualizado
BMW X3: teste da nova geração do SUV de luxo no Brasil

Ao completar 30 anos de operação no Brasil a BMW celebra oito anos de liderança no mercado premiu. Só em 2024 a BMW vendeu 16.194 unidades, uma alta de 7,2% em relação ao ano anterior com alguns destaques como o X1 cujas vendas avançaram 34%. Depois de avançar com o X1 e relançar o X2 também em meados de 2024, a BMW sobe mais um degrau com a nova geração do X3. 

Como parte de um novo ciclo de renovações o X3 estreia em nova geração e segue importado dos Estados Unidos com design mais limpo, motor seis cilindros com sistema híbrido leve e muitos itens de série. 

A Revista Carro testou a novidade nesta semana por um trecho de aproximadamente 100km entre Sorocaba e São Paulo. O novo SUV chega em versão única com a nomenclatura renovada X3 M50 XDrive produzido em Spartanburg onde são feitos outros SUvs de grande porte da montadora alemã. Ele estreia por aqui nesta versão única por R$ 624.950. 

Design fluído e minimalista 

A nova geração do BMW X3 2025 traz o novo desenho com a grade do duplo rim ampla com sentidos difusos e combina farois em LED adaptativos em duplo LED que substituem o antigo laser. A versão para o Brasil é a M50 XDrive que substitui o antigo M40 e agora sem o “i” enquanto o Drive passa para o final do nome do carro. Essa nova denominação deixa o i apenas para os modelos elétricos. Na Europa por exemplo onde ainda há modelos diesel a denominação d fica sem alteração.  

Além das linhas angulosas o novo BMW X3 ainda traz pinças de freio azuis, suspensão adaptativa e sistema interno de luzes que responde ao tipo de condução usada. Também tem sistema de som Harman Kardon de 15 falantes e 750 watts e sistema operacional ID9.  

Mas medidas o BMW X3 2025 ficou um pouco maior que a antiga geração e fica mais evidente a mudança ao olharmos de perto. São 4,76m de comprimento e 1,92m de largura com 2,86m de entre eixos e 21,6cm de altura do solos  O porta-malas agora tem 570 litros nesta versão sendo 20 litros maior que o antigo.  

Motor seis cilindros e assistência híbrida 

O BMW X3 combina um seis cilindros 3,0 litros em linha com 381cv e 54kgfm de torque com sistema híbrido leve que resulta em 398cv e 58kgfm de torque. A velocidade máxima é de 250km/h e 0-100 em 4,6s. Não propagado como híbrido o BMW X3 traz essa inscrição no documento ficando livre do rodízio em São Paulo e aproveitando algumas isenções ou descontos de IPVA conforme o estado.  

O sistema híbrido rende ao X3 o consumo de 9,6km/l na cidade e 10,6km/l na estrada, números bem próximos, mas que não pudemos aferir durante este primeiro contato de uma forma mais precisa.  

O BMW X3 M50 XDrive chega em versão única por R$ 624.950 sendo R$ 20 mil mais caro que a antiga geração. A novidade chega dia 25 de fevereiro aos concessionários do país.  

Teste com a novidade  

Visivelmente maior e com um conjunto mecânico interessante, o BMW X3 de certa forma vai na contramão de outros concorrentes do mesmo porte. Ele não usa sistema híbrido plugin, mas sim apenas uma assistência elétrica que trabalha com o motor a gasolina.  

Suave e ao mesmo tempo instigante motor seis cilindros tem seu ronco característico bem encorpado e reforçado pela saída dupla de escapamento. A relação do câmbio e da tração atendem a todo tipo de perfil de motorista que escolhe seu estilo de condução.  

O ronco encorpado só parece não combinar muito com o interior minimalista das telas curvas e unidas sobre um tabelier que parece desproporcional. Mas pode ser questão de costume. O X3 pode ser concorrente do Audi Q5 PHEV que é mais antigo e mais barato e também com o Mercedes GLC 43 ou Porsche Macan 2.0 que estão na faixa dos R$ 580 mil sem o sabor de novidade do BMW X3. 

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