Economia

Bolsa argentina dispara mais de 20% na abertura após vitória de Javier Milei

Presidente eleito defende fim do Banco Central e dolarização

Por Da Redação
Ás

Bolsa argentina dispara mais de 20% na abertura após vitória de Javier Milei

Foto: Reprodução

Após a eleição do economista ultraliberal Javier Milei nas eleições presidenciais, o mercado acionário da Argentina apresentava um aumento de mais de 20% no início das negociações desta terça-feira (21). O índice S&P Merval de Buenos Aires registrava uma alta de 20,81%, atingindo 779.348,90 pontos às 11h03 (horário de Brasília), em decorrência dos ajustes de preços após o feriado. As empresas de energia lideravam os ganhos.

Na segunda-feira (20), as ações de empresas argentinas listadas nos Estados Unidos já haviam experimentado um aumento de até 40%, destacando-se a petrolífera YPF. Além disso, os títulos da dívida argentina apresentaram um crescimento de 13,5%. Em outro cenário, o dólar blue, principal cotação paralela da moeda americana, registrou um novo repique, atingindo a marca dos 1 mil pesos.

Fim do BC e dolarização

Javier Milei conquistou a vitória no domingo (19) com 55,95% dos votos, superando o governista peronista Sergio Massa, que obteve 44,04%. Os dois competiram no segundo turno de uma das eleições mais acirradas da história recente da Argentina.

Em sua primeira entrevista após a eleição, concedida à rádio argentina "Continental", Milei confirmou que pretende avançar com o plano de fechar o Banco Central e dolarizar a economia, duas das propostas mais polêmicas e centrais de sua campanha.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.