Política

Bolsonaro acompanhou desfile de blindados da rampa do Palácio do Planalto

Presidente recebeu convite para demonstração operativa que acontece dia 16 de agosto

Por Da Redação
Ás

Bolsonaro acompanhou desfile de blindados da rampa do Palácio do Planalto

Foto: Reprodução/R7

A Marinha realizou na manhã de hoje (10) um desfile com veículos blindados e armamentos na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, Goiás. O presidente Jair Bolsonaro acompanhou o evento da rampa do Palácio do Planalto, local onde recebeu um convite para se fazer presente em uma demonstração operativa que será realizada no dia 16 de agosto.

O ato acontece no mesmo dia em que está marcada a votação, no plenário da Câmara dos Deputados, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 135/2019, que impõe o voto impresso no país. Segundo parlamentares, o evento seria uma tentativa de intimidação.

O Comando da Marinha destaca em nota divulgada na noite de ontem (9), que a “entrega simbólica foi planejada antes da agenda para a votação da PEC 135/2019 no Plenário da Câmara dos Deputados, não possuindo relação com a mesma, ou qualquer outro ato em curso nos Poderes da República ”.

No início da sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, desta terça-feira, o presidente do colegiado, senador Omar Aziz, disse que “o papel das Forças Armadas é defender uma democracia, não ameaçá-la”.

“É um absurdo inaceitável. Não é um teatro sem consequências, mas um ataque frontal à democracia que precisa ser repudiado”, disse Aziz. “Desfiles como esse serviriam para força mostrar para conter inimigos externos que ameaçassem nossa soberania, o que não é o caso. As Forças Armadas jamais podem ser usadas para intimidar sua população, seus adversários, atacar uma legitimamente descoberta. Não há previsão constitucional para isso”, completou.

Segundo o Comando da Marinha, o intuito do desfile é convidar o presidente Bolsonaro para participar do evento que é realizado desde 1988. Geralmente, o convite acontecia em gabinete, de forma protocolar.

Essa é a primeira vez que o desfile acontece na área central de Brasília. De acordo com a Marinha, uma operação tem o objetivo de “assegurar o preparo do Corpo de Fuzileiros Navais como força estratégica, de pronto emprego e de caráter anfíbio e expedicionário, conforme previsto na Estratégia Nacional de Defesa. Este ano, de forma inédita, haverá também a participação de meios do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, de modo a incrementar a interoperabilidade das Forças Armadas do País ”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário