Política

Bolsonaro afirma que EUA não vão sobretaxar aço brasileiro

Presidente disse em live que conversou com Donald Trump

Por Da Redação
Ás

Bolsonaro afirma que EUA não vão sobretaxar aço brasileiro

Foto: Reprodução/Facebook

O presidente Jair Bolsonaro afirmou durante uma live no seu Facebook nesta sexta-feira (20), que, após conversa por telefone com o presidente Donald Trump, os EUA não irão impor mais taxas sobre o aço e o alumínio do Brasil. O presidente Trump disse, em sua conta no Twitter, que teve "um ótimo telefonema" com Bolsonaro, mas não mencionou o recuo na decisão de sobretaxar o aço e o alumínio do Brasil.

O presidente Donald Trump tinha dito no dia 2 de dezembro, no seu Twitter, que taxaria o aço e o alumínio do Brasil e da Argentina, alegando que os países estavam desvalorizando suas moedas para obter vantagens no comércio exterior.

A medida chamou atenção, porque Bolsonaro vê os EUA como um aliado preferencial, e os dois presidentes já trocaram elogios publicamente mais de uma vez. "Minha equipe fez contato com a equipe do governo do senhor Donald Trump. E fomos conduzindo a conversa sobre o que seria melhor sobre a sobretaxação do aço e do alumínio", disse Bolsonaro na transmissão.

Bolsonaro tambem falou que "Dessa forma, nossa política continua tendo a melhor força possível, porque há muito o Brasil vinha se afastando dos Estados Unidos", disse. "Os EUA são grandes parceiros nossos, a amizade pessoal, a simpatia que tenho para ele e ele para comigo continuam mais fortalecidas ainda."

Os EUA são o maior destino das exportações brasileiras de aço, segundo o Instituo Aço Brasil, que representa os produtores do país, como Gerdau, Usiminas e CSN. 

Das 16 milhões de toneladas de produtos siderúrgicos exportados em 2018, 6,6 milhões foram para os EUA, segundo a entidade, o que corresponde a US$ 3,85 bilhões. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário