Bolsonaro afirma ter reduzido número de mortes de indígenas no Brasil

Em publicação, presidente rebate críticas sobre escalada da violência na Amazônia

Por Da Redação
Ás

Bolsonaro afirma ter reduzido número de mortes de indígenas no Brasil

Foto: Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta segunda-feira (20) que o Governo Federal, sob sua gestão, trabalha em favor dos indígenas e “reduziu” os homicídios entre a população indígena. 

“Os dados mostram que aumentamos os investimentos na proteção de indígenas isolados em mais de 300% e na fiscalização de terras indígenas em 150%. Inclusive reduzimos os homicídios de índios, assentados, sem terra, posseiros e quilombolas, atingindo média de mortes no campo menor que no governo do PT”, escreveu o presidente nas redes sociais, sem citar de onde os números foram extraídos. 

Após a morte do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira, o governo passou a receber críticas em relação à escalada da violência na região amazônica. 

Um levantamento da Comissão Pastoral da Terra (CPT), apontou que, na última década, de 2012 a 2021, a Amazônia registrou mais de 70% das mortes por conflitos fundiários no Brasil. A disputa de terras na região deixou ao menos 313 pessoas mortas.

Os dados da CPT apontam ainda que os mais afetados foram os indígenas (26% das mortes) e os quilombolas (17%).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário