Política

Bolsonaro anuncia retomada do comércio bilateral com Rússia

Segundo o presidente, os países vão expandir a agenda bilateral em benefício das populações

Por Da Redação
Ás

Bolsonaro anuncia retomada do comércio bilateral com Rússia

Foto: Reprodução/YouTube

Após encontro de quase duas horas no início da manhã desta quarta-feira (16), por volta das 7h40 (horário de Brasília), os presidentes Jair Bolsonaro e Vladimir Putin, da Rússia, se reuniram em coletiva de imprensa para anunciar a retomada do comércio bilateral aos níveis antes da pandemia de Covid-19. 

"Nós temos uma colaboração intensa nos principais foros internacionais como Brics, G-20 e as Nações Unidas, onde defendemos a soberania dos estados, o respeito ao direito internacional e a carta das Nações Unidos. Constatamos a retomada do comércio bilateral aos níveis anteriores à pandemia", anunciou Bolsonaro. 

Durante seu discurso, o presidente brasileiro disse que o Brasil tem grande potencial no agronegócio e que há muito interesse no comércio de fertilizantes. Ele também afirmou que a Rússia tem interesse em plantas habilitadas brasileiras para aquisição de produtos de origem animal.   

O chefe do Executivo também abordou outros interesses mútuos dos países. "No campo da energia, existe amplas oportunidades para ampliarmos negócios nas áreas de exploração de gás, petróleo e derivados. Desejamos aprofundar o nosso diálogo em temas como exploração em águas profundas e hidrogênio. Temos interesse nos pequenos reatores nucleares modulares". 

À imprensa, Jair Bolsonaro ainda sugeriu que o Brasil e a Rússia trabalhassem juntos em áreas de ponta como nanotecnologia, biotecnologia, inteligência artificial, tecnologia de informações e comunicações e pesquisa em saúde e oceano. Sobre o meio ambiente, ambos concordaram em estabelecer o diálogo sobre "biodiversidade e sustentabilidade".   

"Continuaremos aprofundar e expandir a nossa agenda bilateral em benefício dos nossos povos. O nosso encontro é sinal que duas grandes potências têm muito a avançar e interagir para os nossos povos. E repito: o mundo é a nossa casa e Deus está acima de todos nós", concluiu ao agradecer Putin pela acolhida na Rússia e pela confiança depositada no Brasil. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.