Política

Bolsonaro convoca Conselho de Governo; Fux se manifestará sobre 7 de setembro

Atos ocorridos nas manifestações estão em pauta de discussão

Por Da Redação
Ás

Bolsonaro convoca Conselho de Governo; Fux se manifestará sobre 7 de setembro

Foto: Gilberto Júnior/Farol da Bahia

O Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que convocaria, nesta quarta-feira (8), o Conselho da Governo. O órgão é responsável por  aconselhar o presidente em casos de crise, principalmente quanto a decretar intervenções federais como ou estado de defesa ou de sítio. Entre os membros do conselho estão o vice-presidente da República, o general Hamilton Mourão, os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e os líderes da maioria e da minoria das respectivas casas. Nenhum deles, no entanto, havia sido avisado sobre a agenda.

Após o anúncio do presidente, o Palácio do Planalto informou aos componentes do grupo que não haveria reunião do Conselho da República. A reunião seria a do Conselho de Governo, que reúne o presidente, o vice-presidente, ministros e convidados para debater temas importantes, no caso, as manifestações. 

Na manifestação em Brasília, Bolsonaro mencionou o Supremo Tribunal Federal. Já em São Paulo, o presidente foi mais incisivo e chegou a chamar o ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito das fake news, de "canalha". 

“Não vamos mais admitir pessoas como Alexandre de Moraes continuem a açoitar a nossa democracia e desrespeitar a nossa Constituição. Ele teve todas as oportunidades para agir com respeito para todos nós, mas não agiu dessa maneira como continua não agindo", disse. "Ou o ministro se enquadra ou ele pede para sair”, complementou.

O presidente do STF, Luiz Fux, afirmou que se manifestará sobre o assunto no início do plenário com os demais membros da Suprema Corte. A expectativa é que ele se posicione a respeito das declarações de Bolsonaro no 7 de setembro. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.